Pular para o conteúdo principal

TECNOLOGIA DESENVOLVIDA NA UFJF DETECTA TUMORES NA MAMA

Técnica desenvolvida por mastologista de Juiz de Fora se mostra eficaz na localização de nódulos na mama e na segurança da retirada do tecido lesionado. Material não apresenta riscos, como o iodo, garante médico

Um polímero sintético extraído de silício, desenvolvido pelo mastologista Geraldo Vitral, de Juiz de Fora, na Zona da Mata, tornou mais segura e eficaz a retirada de minúsculos tumores na mama, suspeitos de serem malignos. A substância, que integra um kit composto por polímero, agulha e seringa, será comercializada este ano por empresas de Manaus (AM) e São Paulo (SP). Elas adquiriram a patente do produto, batizado de BLD Marker (sigla em inglês que significa marcador da lesão mamária). “O polímero proporciona maior precisão cirúrgica que o contraste iodado radiológico”, conta Vitral.

O iodo, usado atualmente, é inserido na região do tecido da lesão suspeita por meio da técnica Roll (sigla em inglês para localização radioguiada de lesões ocultas), desenvolvido pelo Instituto Europeu de Oncologia, em 1996. O procedimento permite a marcação de lesões mamárias não detectáveis por palpação durante o procedimento cirúrgico, com o uso de ultrassonografias ou mamografias. No entanto, por utilizar o contraste iodado, a técnica apresenta dois problemas: risco de reações alérgicas, além de grande e rápida dispersão tecidual desse meio de contraste. “Ela não funciona adequadamente”, salienta o mastologista.

Já o polímero sintético polidimetilsiloxano (PDMS), que usará o mesmo método para ser injetado na mama, não apresenta qualquer restrição à sua aplicação em nenhum tipo de paciente. A substância permanece em contato com o corpo do paciente por um curto espaço de tempo — cerca de três horas. Ela não é absorvida pelo organismo e é retirada juntamente com a lesão.

O repasse da tecnologia do PDMS para a iniciativa privada foi feito pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF). A Universidade Federal de Juiz de Fora receberá royalties sobre a comercialização do produto. O BLD Marker aguarda o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde março. A pesquisa de Vitral foi apresentada em congressos e publicada, em 2008, na Revista Brasileira de Mastologia. Além de receber prêmios internacionais, o estudo foi o único brasileiro selecionado para o 11° Congresso de Câncer de Mama de Milão, na Itália, no ano passado.
por Ricardo Beghini, do Correio Brasiliense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...