Pular para o conteúdo principal

PROCON SUSPENDE VENDA DO COGUMELO DO SOL EM MG

A decisão administrativa se baseou em informações da Anvisa e na constatação de publicidade enganosa

O Procon Estadual, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), determinou a suspensão da venda do produto conhecido como Cogumelo do Sol. A decisão administrativa vale para Minas Gerais e ocorreu depois da constatação de que o produto - registrado como "novos alimentos ou ingredientes" na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - estava sendo anunciado como medicamento.

Para embasar a medida, Tofani Bahia cita leis que protegem os consumidores de propagandas enganosas e garantem a eles respeito à saúde, segurança, melhoria na qualidade de vida e harmonia nas relações de consumo. Na decisão administrativa, ele menciona ainda um trecho da peça publicitária que afirma que "o Cogumelo do Sol está sendo usado na proteção de muitos tipos de câncer, em casos de hepatite, leucemia, doenças cardíacas e melhora da qualidade de vida dos portadores do vírus HIV".

Segundo o promotor de Justiça, vários consumidores estão sendo ou podem vir a ser enganados em razão dessas informações. "A lei é clara ao dizer que a relação de consumo deve se basear na boa-fé e no equilíbrio entre consumidores e fornecedores", afirmou Tofani. Uma cópia da decisão foi enviada aos Procons municipais do Estado de Minas Gerais, para conhecimento e fiscalização, e ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão integrante do Ministério da Justiça, para conhecimento e adoção de medidas cabíveis em âmbito nacional.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...