Pular para o conteúdo principal

RUÍNAS DE CASARÃO EM SABARÁ DEVEM SER PRESERVADAS

Imóvel foi residência do ex-governador e ex-vice-presidente da República Fernando de Melo Viana
O Ministério Público Estadual obteve, na Justiça, liminar que obriga o município de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) a realizar obras para evitar que as ruínas históricas do Solar Melo Viana venham abaixo. De acordo com decisão proferida pela juíza de Direito Cláudia Costa Cruz Teixeira Fontes as obras emergenciais de escoramento das paredes das ruínas, a colocação de tapumes e a limpeza do local devem ocorrer no prazo de 30 dias, sob pena de multa de R$ 1.000 por dia. Em 1887, o Solar foi adquirido pelo fazendeiro e comerciante português comendador Manoel Pereira de Melo Viana, casado com Blandina Augusta de Melo Viana, e pai de Fernando de Melo Viana, ex-governador de Minas Gerais e ex-vice-presidente da República.

Fernando de Melo Viana morou poucos anos no casarão, transferindo-se com a mãe para a nova capital. O edifício ficou muito tempo abandonado pela própria família Melo Viana. Há cerca de 20 anos o lote foi adquirido pela família Lamego. Um dos herdeiros da propriedade chegou a apresentar projeto para revitalização das ruínas com criação de um Museu do Azulejo, mas que não chegou a avançar. Por suas características arquitetônicas remanescentes e pela importância de seus antigos proprietários, as ruínas do casarão possuem relevância cultural, como foi reconhecido pela sua inclusão no Inventário do Patrimônio Cultural do Município de Sabará. Apesar de toda essa história por trás da construção, as ruínas do solar correm o risco de desabamento.

A Promotoria de Justiça de Sabará, em conjunto com a Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, tentou por diversas vezes a resolução extrajudicial da questão, mas não obtiveram sucesso, pois apesar dos herdeiros concordarem com a desapropriação do imóvel pela prefeitura e a sua destinação para finalidades socioculturais, o Município de Sabará não aceitou celebrar Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público, alegando não ter a definição de uso para o local.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.