Pular para o conteúdo principal

45 ANOS DEDICADOS À EDUCAÇÃO

Em 2010, a Fundação Presidente Antônio Carlos (Fupac), mantenedora da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e de diversas faculdades, completa 45 anos de fundação com muitos motivos para comemorações. Listada entre as dez maiores instituições de Ensino Superior do Brasil, a instituição está presente em mais de 100 municípios, tendo contribuído para a formação de mais de 50 mil profissionais, nos mais diferentes campos do conhecimento humano. Essa história teve início quando o então deputado e professor Bonifácio Andrada apresentou um projeto de lei que aprovado em 1965 deu origem à Fundação Universitária da Mantiqueira, em Barbacena, Minas Gerais. A instituição, por lembrança do deputado Hilo Andrade, passaria a se chamar Fundação Presidente Antônio Carlos. Era o nascimento da Fupac, que mais tarde tornar-se-ia uma das maiores instituições universitárias do país.

Assim, em 1966, foram instaladas as duas primeiras faculdades em Barbacena: a Faculdade de Filosofia com os cursos de Letras, Pedagogia e História e a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas com o curso de Ciências Contábeis. Sempre atenta às necessidades da comunidade, a Fupac inicia também, em 1968 o curso de Matemática. Em 1971, é criada a Faculdade de Medicina, hoje procurada por estudantes do Brasil inteiro. Três anos mais tarde, em 1974, a Fupac cria a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais com o curso de Direito, e em 1975, a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas, com a graduação em Administração de Empresas, todas na cidade de Barbacena.

Em uma contínua expansão, a Fupac passa a estar presente na cidade de Ubá, em 1970; e em Visconde do Rio Branco, em 1975. Chega também a Leopoldina no ano de 1991; a Ipatinga, em 1993; e a Juiz de Fora, em 1996. Em 1997, a Fundação instala-se ainda em Conselheiro Lafaiete; no ano seguinte, em Bom Despacho; e em 2001 em Araguari. A partir de 2002, o professor Bonifácio Andrada, visando a melhoria da qualidade da educação de base no Estado e consciente da necessidade de capacitação do profissional pedagógico, criou a Rede de Ensino Normal Superior com as Faculdades de Educação e Estudos Sociais em mais de 100 cidades espalhadas por Minas Gerais, o que promoveu uma grande revolução educacional no interior mineiro.

Os primeiros alunos
Os primeiros alunos da Fupac estudaram no antigo prédio do Colégio Imaculada Conceição, graças a uma parceria com a Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. No seu quarto ano de funcionamento, contudo, a FUPAC mudou de sede, passando para um terreno próximo, agregado a então Escola Agrícola Diaulas Abreu. Muitos dos alunos formados nas primeiras turmas das primeiras faculdades jamais de afastaram da Fupac e, ainda hoje, trabalham na instituição.

Foi o caso de Adaíse Delben, primeira aluna inscrita no primeiro concurso vestibular da Fupac. “Fui particularmente privilegiada no processo de criação. Na verdade, fui a primeira candidata a me inscrever no concurso vestibular aberto em 1966 e me graduei na primeira turma do curso de Letras, em 1969. Depois disso, trabalhei em diversos setores da instituição e assisti, ao longo desses anos, seu crescimento, sua expansão. Em todos esses anos, mantive lembrança de todos com quem convivi, de todas as datas importantes dessa linda história de uma grande instituição. A Fupac me abriu as portas e me permitiu estudar sem que eu precisasse sair da minha cidade. Depois, me acolheu como profissional. Conheço bem a filosofia que hoje orienta o seu trabalho: educar e formar cidadãos. Nessa história, houve tempo de plantio, de construção, de colheita. Houve aprendizado e haverá sempre gratidão”, disse.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...