Você sabia que cada escola pública brasileira possui uma nota? O Ministério da Educação instituiu um meio de avaliação de desempenho das escolas brasileiras, públicas e particulares, com o objetivo de avaliar e traçar metas para melhor qualificar e padronizar a educação básica do Brasil. A divulgação dos resultados do ano de 2009 foi comemorada na Escola Municipal "Francisco Diniz", de Luminárias, onde os professores foram parabenizados pelo excelente desempenho dos alunos nessa última avaliacão. Preocupados com os números de 2007, quando a escola havia recuado no ranking, apresentando índice abaixo do estabelecido pelo Ministério da Educação, a coordenadora do Orgão Municipal de Educação, Mariní de Oliveira, ressalta os esforços conjuntos para recuperar e superar as metas após divulgados os resultados de 2009
"A escola conseguiu, ao superar os objetivos para 2009, bater as metas estabelecidas para 2013", comemora. Em Luminárias a alimentação dos alunos também garante melhores condições para que as crianças sejam capazes de enfrentar a rotina das aulas. Tanto na escola municipal quanto na estadual, as cantinas são enriquecidas através dos alimentos frescos e variados doados pela CONAB, pelo projeto PAA, que gera renda para as famílias da Associação dos produtores rurais, a maioria com filhos nas escolas. Numa cidade pequena, este envolvimento da comunidade na educação gera benefícios percebidos e amplia a satisfação por conquistas como essas.
A diretora da Escola Estadual Professor Fábregas, Maria Aparecida Carvalho compara os índices da Superintendência Regional de Varginha: "Luminárias está em 1º lugar na regional e em 54º lugar entre todas as 3.955 escolas estaduais do estado de Minas Gerais. Luminárias já se adiantou e em 2009 já partiu dos índices estabelecidos e pretendidos para 2013. "Em 2022 certamente já estaremos em níveis das melhores escolas do país e equiparados com os países desenvolvidos", asseguram confiantes as também professoras Mariní e Maria Aparecida.
com assessoria
Comentários