Pular para o conteúdo principal

UFLA NA BRIGA PELA MELHOR COLOCAÇÃO NA INOVATEC

Treze planos, elaborados por mestrandos e doutorandos de universidades públicas de Minas Gerais, concorrem a viagem internacional. Vencedores serão anunciados em 7 de outubro, no Expominas. O Plano de Inovação vencedor do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação, iniciativa do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), será anunciado na quinta-feira, 7 de outubro, entre 18h e 20h, durante a Inovatec, no Expominas. O melhor projeto, escolhido entre os treze elaborados por mestrandos e doutorandos das áreas tecnológica, gerencial e biológica de universidades públicas do Estado, será premiado com uma visita à Universidade do Arizona – SkySong, referência mundial em inovação.

O Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação teve início em abril e contemplou 260 alunos de 13 universidades públicas de Minas Gerais — Universidade Federal de Lavras (Ufla); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Universidade Federal de Alfenas (Unifal); Universidade Federal de Uberlândia (Ufu); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Gratuito, o programa utiliza um método inovador, chamado Empreendedorismo de Base Tecnológica (Embate), que insere equipes em situações do cotidiano de um empreendedor e do processo de inovação e as desafia a encontrar soluções para problemas reais, lidando com imprevistos e busca por resultados. Ao final dos cinco dias de Embate, as equipes constroem planos de inovação, trabalho multidisciplinar que estrutura uma ideia ou conhecimento científico em forma de produto, tecnologia ou negócio. Um júri elege o melhor plano de inovação por universidade, e os treze escolhidos representam cada instituição na Inovatec.

Boas ideias
Entre os 54 planos de inovação elaborados durante o programa, os treze trabalhos que disputam o prêmio principal merecem destaque pela originalidade e viabilidade mercadológica. A Universidade Federal de Viçosa (UFV), por exemplo, será representada pelo grupo Lac Zero, que detalha um processo de baixo custo para reduzir a lactose do leite. O grupo Odontotec-in, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pretende criar uma caneta de alta rotação silenciosa. Na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), o grupo vencedor visa desenvolver um processo de resfriamento do leite sem o uso de energia elétrica.

A equipe Nanotug, representante da UFMG, criou um projeto para separar óleo de água por meio de nanopartículas anfifílicas. Já na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), a Tecnovar propõe aperfeiçoar sachês de catchup, maionese e molhos em geral. Um diagnóstico rápido de toxoplasmose aguda e crônica, que possibilite o tratamento e profilaxia da doença, foi o plano elaborado pelo grupo Tecnovida, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Alunos vencedores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) propõem criar um extensor para escovas de dente.

Segunda chance
Os 41 planos de inovação que não chegaram à final estadual do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação participarão de uma ação paralela. Uma votação aberta ao público irá eleger os dois mais relevantes, pelo site http://empreender.simi.org.br/vote.php , até 30 de setembro. Os mais votados terão a oportunidade de expor seu plano de inovação durante a Inovatec, no estande do Simi, de 5 a 7 de outubro. Os dois planos escolhidos concorrem a outros prêmios.
do Segs Portal Nacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...