Pular para o conteúdo principal

UFLA NA BRIGA PELA MELHOR COLOCAÇÃO NA INOVATEC

Treze planos, elaborados por mestrandos e doutorandos de universidades públicas de Minas Gerais, concorrem a viagem internacional. Vencedores serão anunciados em 7 de outubro, no Expominas. O Plano de Inovação vencedor do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação, iniciativa do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), será anunciado na quinta-feira, 7 de outubro, entre 18h e 20h, durante a Inovatec, no Expominas. O melhor projeto, escolhido entre os treze elaborados por mestrandos e doutorandos das áreas tecnológica, gerencial e biológica de universidades públicas do Estado, será premiado com uma visita à Universidade do Arizona – SkySong, referência mundial em inovação.

O Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação teve início em abril e contemplou 260 alunos de 13 universidades públicas de Minas Gerais — Universidade Federal de Lavras (Ufla); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Universidade Federal de Alfenas (Unifal); Universidade Federal de Uberlândia (Ufu); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Gratuito, o programa utiliza um método inovador, chamado Empreendedorismo de Base Tecnológica (Embate), que insere equipes em situações do cotidiano de um empreendedor e do processo de inovação e as desafia a encontrar soluções para problemas reais, lidando com imprevistos e busca por resultados. Ao final dos cinco dias de Embate, as equipes constroem planos de inovação, trabalho multidisciplinar que estrutura uma ideia ou conhecimento científico em forma de produto, tecnologia ou negócio. Um júri elege o melhor plano de inovação por universidade, e os treze escolhidos representam cada instituição na Inovatec.

Boas ideias
Entre os 54 planos de inovação elaborados durante o programa, os treze trabalhos que disputam o prêmio principal merecem destaque pela originalidade e viabilidade mercadológica. A Universidade Federal de Viçosa (UFV), por exemplo, será representada pelo grupo Lac Zero, que detalha um processo de baixo custo para reduzir a lactose do leite. O grupo Odontotec-in, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pretende criar uma caneta de alta rotação silenciosa. Na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), o grupo vencedor visa desenvolver um processo de resfriamento do leite sem o uso de energia elétrica.

A equipe Nanotug, representante da UFMG, criou um projeto para separar óleo de água por meio de nanopartículas anfifílicas. Já na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), a Tecnovar propõe aperfeiçoar sachês de catchup, maionese e molhos em geral. Um diagnóstico rápido de toxoplasmose aguda e crônica, que possibilite o tratamento e profilaxia da doença, foi o plano elaborado pelo grupo Tecnovida, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Alunos vencedores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) propõem criar um extensor para escovas de dente.

Segunda chance
Os 41 planos de inovação que não chegaram à final estadual do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação participarão de uma ação paralela. Uma votação aberta ao público irá eleger os dois mais relevantes, pelo site http://empreender.simi.org.br/vote.php , até 30 de setembro. Os mais votados terão a oportunidade de expor seu plano de inovação durante a Inovatec, no estande do Simi, de 5 a 7 de outubro. Os dois planos escolhidos concorrem a outros prêmios.
do Segs Portal Nacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...