Pular para o conteúdo principal

UFSJ SEDIA REUNIÃO SOBRE CONSÓRCIO ENTRE UNIVERSIDADES MINEIRAS

Novas características sobre o perfil do consórcio que será formado entre universidades federais do Sudeste e Sul mineiros serão debatidas em reunião entre reitores e equipe técnica das sete instituições, nas próximas quinta e sexta-feira, dias 23 e 24. O encontro será na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Quando concretizada, a união das federais de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Lavras (Ufla), Ouro Preto (Ufop), São João Del-Rei (UFSJ), Viçosa (UFV), além da própria UFJF, formará o primeiro consórcio de universidades públicas do país, mantendo-se, no entanto, a autonomia de cada instituição. Atualmente nessas unidades são mais de 41 mil alunos de graduação e 5,3 mil de pós-graduação, 260 cursos presenciais, 111 de mestrado e 59 de doutorado.

O encontro na UFJF começou com almoço entre reitores no Victory Business Hotel, localizado na Avenida Independência 1.850, bairro São Mateus, a partir de 12h30. Entre 14h e 18h30, equipes técnicas, incluindo pró-reitores de cada instituição, se dividiram em comissões temáticas na Faculdade de Odontologia para debater o consórcio. Ao todo, já foram criadas sete delas: de Assuntos Estudantis; Ensino; Extensão e Cultura; Graduação; Planejamento e Gestão; Pesquisa e Inovação; e Pós–graduação. No mesmo dia, à noite, está programada a visita às exposições “Doce França: Retratos da Vida Privada” e “Le Sacre Moderne: A Sagração do Moderno”, no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm), seguida de coquetel no hotel.

Hoje, sexta-feira, a discussão recomeça às 8h30 e vai até 10h, com as comissões temáticas, visando reunir propostas concretas de ações a serem desenvolvidas pelo consórcio e a criação de uma proposta de contrato. Das 10h às 12h, o gerente-geral da Universidade Petrobras, Ricardo Salomão, encontra-se com os participantes. A instituição da empresa estatal realiza treinamentos para seus funcionários e possui três campi: no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Salvador. A unidade desenvolve parcerias com instituições educacionais do Brasil e do exterior. De acordo com o vice-reitor da UFJF, José Luiz Rezende Pereira, a empresa se dispôs a fazer a palestra e não indicou, a princípio, parceria com o grupo. Em seguida, das 14h às 18h, o grupo volta a falar sobre contrato e lei dos consórcios.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...