A Comissão de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES), órgão do MEC, descredenciou o Mestrado de Educação da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), em Betim. Com isto, nenhum aluno poderá ser aceito mais no referido curso, e os que já estão cursando terão seu diploma reconhecido pelo MEC. Grande é o prejuízo financeiro e pedagógico para UNINCOR, pois além do investimento feito para criar este mestrado, deixa de se ganhar com a entrada de muitos futuros alunos. De acordo com a legislação vigente, para ter status de Universidade é necessário que a instituição tenha, além de outros requisitos, três mestrados e um doutorado, todos reconhecido pela CAPES. Em 2012 essa exigência passa para cinco mestrados e dois doutorados igualmente reconhecidos pela CAPES. A previsão da UninCor para o seu primeiro doutorado é para 2010/2011, para atender a legislação vigente.
Segundo um ex docente da UninCor, tal descredenciamento mostra a incompetência administrativa e pedagógica por parte da Reitoria e da Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, ante a total falta de condições para gerir esses cursos, o que com certeza fecha as portas para a aprovação de novos cursos, pairando no ar a dúvida se realmente a Reitoria a Pró-Reitoria conhecem a legislação atual, que reza: A CAPES publicou a Portaria n° 190, de 17/09/2010, no DOU n° 181, de 21/09/2010, seção 1, páginas 22/25. A Portaria determina que os recursos do Governo Federal sejam destinados aos alunos e aos programas de mestrados e doutorados de IES privadas, sem fins lucrativos. A Portaria seria uma boa notícia para a comunidade acadêmica de Três Corações e região. Entretanto, a UninCor vai ficar de fora porque não consegue atender aos critérios de concessão de bolsas da União. O que é um absurdo!
Ainda segundo este professor, é notório dentro da UninCor que os mestrados de Odontologia e Letras não foram descredenciados por causa da relação fraterna entre os professores desses cursos com a representante do CAPES que visitou a IES recentemente, e continuou: “para uma Instituição que já teve três mestrados reconhecidos pela CAPES e já estava estruturando o doutorado, e hoje vive a ameaça de descredenciamento dos outros dois nos próximos dois anos. Para que isso não venha a se concretizar necessário se faz contratar professores, e estes terem produção acadêmica em grupo.” E pergunta: Será que a UninCor realmente conhece a legislação vigente? E finalizou lamentando: “o que ocorreu e o que estão fazendo com a nossa Universidade pode ser classificado como uma vergonha”.
da Folha do Sul
Comentários