Pular para o conteúdo principal

ADELAIDE DE CASTRO, DE "CLANDESTINOS": ALÉM DE SAX, PIANO E VIOLÃO

Quando chegou ao Rio, com 18 anos, a mineira Adelaide de Castro tinha apenas a mochila nas costas e um saxofone, que pegou emprestado da banda na qual tocava, em Três Corações, no Sul de Minas. Dois anos depois, a jovem que veio tentar uma vaga na peça "Clandestinos", de João Falcão, estreia na TV no seriado homônimo. E, além de sax, agora toca piano e violão. "Muita coisa mudou na minha vida. Para começar, agora eu tenho meu próprio sax, que ganhei de presente do pessoal da peça", diz Adelaide, que não tem ideia do que vai acontecer depois da sua participação na série.

A paixão pela música, no entanto, foi uma certeza que veio cedo. Segunda filha de um total de 10 irmãos, Adelaide começou a estudar teoria musical e a ter aulas de sax aos 16. Ela fazia parte de um projeto social que oferecia oficinas de teatro em sua cidade e, assim que surgiram as aulas de música, ela se candidatou a uma vaga. "Eu via as mulheres tocando saxofone na TV e achava lindo", revela Adriana, que logo passou a integrar uma banda de instrumentos de sopro na cidade e tocou muita marcha fúnebre em enterros.

O piano, que ela "arranhava" em Três Corações, foi aprimorado com a chegada ao Rio. "O João pediu uma música para a peça e, como sei ler partituras, fui aprendendo a tocar sozinha", diz a atriz, autodidata também no violão. Hoje, no repertório de Adelaide tem muita MPB e, de vez em quando, ela arrisca um jazz no sax. Tanta musicalidade, a atriz acredita que tenha herdado do pai, o músico e radialista Marcos Rezende. "Quando era pequena ele colocava som em festas e eu e meu irmão fazíamos animação, vestidos de palhacinhos. A música sempre esteve presente", lembra Adriana que, se não bastasse, agora aprende balé clássico.
por Patrícia Kogut

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...