Pular para o conteúdo principal

COMISSÃO VAI APURAR IRREGULARIDADES NOS PRESÍDIOS DE PASSOS E POÇOS DE CALDAS

Coação ilegal, ameaças, abuso de autoridade, desvio de função de soldados e cabos, assédio moral, trabalho degradante e humilhante e afronta ao princípio da dignidade humana. Essas são algumas das denúncias que pesam contra a 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Especializada (BPE - Canil), em Belo Horizonte, e que motivaram o deputado Sargento Rodrigues (PDT) a requerer a audiência pública no âmbito da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O requerimento foi aprovado na tarde desta terça-feira (9/11/10), em reunião da comissão, que aprovou ainda outros dois requerimentos de autoria do mesmo parlamentar, solicitando também a apuração de denúncias de irregularidades nos presídios de Passos e Poços de Caldas (Região Sul do Estado). No caso de Passos, as denúncias também se referem a desvio de função, irregularidades na folha de ponto, trabalho de detentos sem autorização judicial, além de regalias de agentes penitenciários e detentos na administração do presídio. No que se refere ao presídio de Poços de Caldas, o requerimento pede apuração de "supostas condutas delituosas cometidas durante a gestão de Samoel Rodrigues Sousa, inclusive pelo próprio diretor e outros funcionários". Entre essas denúncias, constam corrupção, porte ilegal de armas, assédio sexual e crimes contra a administração pública (peculato e prevaricação).

Convocação
 Com o objetivo de apurar as denúncias contra a 4ª Companhia do BPE, o deputado Sargento Rodrigues solicita que sejam convocados a comparecer à audiência pública a ser marcada pela comissão o comandante do batalhão, tenente-coronel Antônio de Carvalho Pereira, o comandante da 4ª Companhia, capitão Sinério, e a capitã Denise Nogueira Jones. Além disso, convida a comparecer as seguintes autoridades: o corregedor da Polícia Militar, coronel Hebert Fernandes Souto Silva, o procurador geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques e representantes da Associação dos Praças da Polícia Militar e do Bombeiro Militar.

Para esclarecer as supostas irregularidades no presídio de Poços de Caldas, o deputado requer a convocação à audiência pública do ex-diretor geral do presídio local, Samoel Rodrigues Sousa, e de seu ex-diretor adjunto, Rodrigo Donizeti Teodoro. Também convida a comparecer o subsecretário de Administração Penitenciária, Genilson Ribeiro Zeferino; o delegado da Polícia Civil de Poços de Caldas, Carlos Eduardo Galhardi di Tommaso; o representante do Ministério Público do Estado, Joaquim José Miranda Júnior; o diretor geral do presídio de Andradas, Joel Cardoso; e o diretor geral do presídio de Varginha, Leonardo Brocaneli Fagundes.

Para a terceira audiência pública, destinada a apurar denúncias no presídio de Passos, serão convocados os diretores Leandro Francisco Pereira e José Vicente de Souza e convidados o secretário de Estado de Defesa Social, Moacyr Lobato de Campos Filho; o promotor de Justiça, Joaquim Miranda; e o procurador, André Estêvão Ubaldino.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...