Pular para o conteúdo principal

MORADORES DE BAEPENDI PARTICIPAM DE PESQUISA

Iniciado em dezembro de 2005, o projeto Corações de Baependi, no Sul de Minas, entra agora em sua segunda fase. Promovido pelo Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular Instituto do Coração (InCor) / HC.FMUSP o projeto visa determinar a importância genética na transmissão de fatores de risco cardiovasculares (hipertensão arterial, hipercolesterolemia e diabetes) dentro de núcleos familiares em uma população brasileira. A cidade de Baependi, no sul de Minas, foi escolhida para a pesquisa depois que uma médica, nascida e criada na cidade, teve a iniciativa de indicar o município para ser sede desse grande estudo.

Nesta segunda etapa, que terá inicio em novembro de 2010, o objetivo é determinar como os fatores genéticos poderiam estar implicados na alta prevalência das doenças cardíacas e dos seus respectivos fatores de risco como hipertensão, diabetes e hipercolesterolemia. Além disso, de forma inédita, o trabalho irá determinar a forma com que os fatores genéticos podem influenciar nos distúrbios do sono (síndrome da apnéa obstrutiva do sono).

Cabe ressaltar que só poderão participar do estudo os indivíduos que participaram da 1° etapa com adição das pessoas maiores de 18 anos que pertencem às famílias sorteadas e que por eventualidades não puderam participar da etapa anterior.

Segundo os pesquisadores, o novo estudo pode auxiliar no tratamento e prevenção das doenças cardíacas e seus respectivos fatores de risco em um futuro próximo. Além disso, será uma oportunidade interessante para que os participantes do projeto possam realizar exames cardíacos sofisticados a custo zero. Cerca de 1800 pessoas serão recrutadas e informadas sobre a participação no estudo. A convocação dos participantes será realizada pela equipe de saúde do PSF. Os horários, datas e locais dos exames serão informados pelos agentes do PSF no momento da convocação.

Há quatro anos participaram do estudo aproximadamente 1700 pessoas distribuídas dentro de 124 famílias. Sua estruturação foi tão ousada e bem sucedida, que até hoje o presente projeto é considerado o maior e mais importante estudo relacionando genética de famílias e doenças cardiovasculares do Brasil. Além disso, a 1° etapa desse projeto já gerou três trabalhos publicados em revistas internacionais conceituadas, contribuindo assim para a divulgação da cidade (Baependi) no cenário internacional.
por Rafael Alvim, do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...