O prefeito Marcos Memento (PT) representou Nepomuceno, no Sul de Minas, numa reunião de chefes dos executivos de 14 municípios, para a formação do Movimento dos Prefeitos do PT do Sul e Sudoeste de Minas Gerais. A reunião produziu a carta de Nova Rezende, em referência à cidade que acolheu os prefeitos petistas. No centro das reivindicações do documento, está a dificuldade diante da diminuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), repasse vital para a saúde financeira da administração municipal. A carta cobra ainda, maior atenção da União diante do crescente gasto com a folha de pagamento municipal em virtude do aumento real do salário mínimo e aumento da taxa básica de juros. Os prefeitos ressaltaram o desgaste diante das dificuldades de obter convênios estaduais para realização dos projetos públicos de cada cidade ali representada.
Durante quase seis horas, prefeitos e assessores puderam partilhar as atuais dificuldades de gestão em relação aos recursos programados do governo federal. O objetivo do movimento, entre outros, é renovar a militância do partido para chegar a uma gestão mais participativa entre cidadãos e poder executivo municipal, nas cidades governadas por prefeitos petistas na região. A reunião de prefeitos foi assessorada pelo cientista político e sociólogo Rudá Ricci que ressaltou, “há um evidente vácuo de liderança no PT-MG. E o partido não está conseguindo projetar novas lideranças. Não consegue se renovar”.
Para Rudá, os prefeitos do PT caíram num abandonado em relação ao diretório estadual do partido e com esta articulação podem assumir a liderança política que falta ao PT de Minas Gerais. Mas, foi claro ao declarar também, “para tanto, precisam também se atualizar. Precisam aprender a fazer política partidária como protagonistas”, completou. Marcos Memento também ressaltou a importância dessa frente, “é importante para Nepomuceno fazer parte de desta articulação. Quanto maior representação, mais chances temos de atrair recursos e fortalecimento político, sinônimo de inovação para o município”, disse.
da assessoria
Comentários