Em pronunciamento na Quarta-Feira de Cinzas, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) pediu mais empenho das autoridades públicas brasileiras para obras e ações preventivas em relação a desastres naturais como enchentes e estiagens. O senador citou o caso da cidade de Italva (RJ) que, desde 2005, teve prejuízos ocasionados pelas chuvas da ordem de mais de R$ 73 milhões. Com 14 mil habitantes e orçamento anual de R$ 28 milhões, a cidade de Italva, conforme disse Crivella, enfrentou sete enchentes entre 2005 e 2010.
-Como podemos falar de desenvolvimento com essa sangria? Dinheiro público que teria que ser aplicado em educação, saúde, obras, meio ambiente, por causa dos desastres, passa a ser aplicado em reconstrução, sem sucesso, pois sem obras de prevenção, estamos apenas “enxugando gelo", - avaliou o senador.
Crivella também disse apoiar a ideia de criação de uma comissão externa do Senado para acompanhar as ações e projetos de prevenção a desastres naturais por todo o país. Para o senador, é obrigação das autoridades brasileiras realizar obras de prevenção para “evitar que os mesmos rios transbordem, as mesmas encostas desabem, as mesmas pontes se despedacem e as mesmas populações, em área de risco, sejam destruídas sem ao menos poderem sair enquanto dure a tempestade”.
da Agência Senado
Comentários