Pular para o conteúdo principal

POLÍTICAS DE DEFESA SOCIAL SÃO DESTAQUE EM MINAS

Estudantes de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e de outras universidades de Belo Horizonte e diversos advogados assistiram, na segunda-feira, 11, a palestra intitulada como “Paradoxos das Políticas de Defesa Social: Inclusão ou Segregação Social?”. O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerias (OAB/MG) e teve como um dos palestrantes o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada (PSDB).

A palestra fez parte do 1º Fórum Mineiro de Segurança Pública “Criminalidade, Segregação e Biopolítica”, promovido pela OAB/MG, por meio das Comissões de Direitos Humanos e de Assuntos Penitenciários, com o apoio dos alunos do 6º período da Faculdade de Direito da PUC Minas. O objetivo foi apresentar uma visão crítica e atual sobre as questões que envolvem a segurança pública e os direitos humanos. Durante sua exposição, o secretário Lafayette Andrada destacou as ações de defesa social que vêm sendo implementadas pelo Estado, nos últimos oito anos, no combate e prevenção à criminalidade. Ele enfatizou que tais medidas têm contribuído para a redução dos índices em Minas Gerais, retrocedendo a patamares de dez anos atrás. A taxa de crime violento no Estado caiu 45,2% entre 2003 e 2009.

O modelo de integração das polícias mineiras, os programas de prevenção à criminalidade, como o Fica Vivo! e o Mediação de Conflitos, bem como o trabalho pacificador do Grupo Especializado em Áreas de Risco (Gepar), foram exemplos citados pelo secretário. O trabalho conjunto dessas três iniciativas reduziu em até 50% o total de homicídios entre jovens de 12 e 24 anos das comunidades onde os programas foram implantados. A eficiência no combate à criminalidade alcançada por Minas Gerais tornou-se referência para outros estados e, também, para órgãos e instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), segundo Lafayette Andrada.
com assessoria

HOMENAGEM AO LAVRENSE ILUSTRE PADRE ISRAEL

Suzem Kellem Assis, da TV Universitária, entrevista padre Israel na fazendinha Senhor Jesus em Ribeirão Vermelho, onde ele contou sobre sua vida e como estava enfretando o cancêr. Israel Batista de Carvalho, 62 anos, morreu nesta segunda-feira, 11, na Santa Casa de Lavras. Seu velório está sendo realizado na Igreja Matriz da Paróquia de Sant´Ana e o seu funeral será na Fazenda Senhor Jesus, na quarta-feira, 13.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...