Pular para o conteúdo principal

CRIAÇÃO DE PORCOS A CÉU ABERTO EM PLENA SÃO JOÃO DEL REI

A Ponte dos Cachorros na Vila Nossa Senhora de Fátima deveria ser chamada de Ponte dos Porcos

Cachorros, galinhas e porcos transitam normalmente pelas ruas da cidade
Quem tomará a atitude de solucionar o problema da criação de suínos e bovinos em vias urbanas de São João del-Rei? De quem é a responsabilidade? Estas são perguntas feitas por pessoas que convivem com este tipo de problema há muito tempo em alguns bairros da cidade, como a Vila Nossa Senhora de Fátima, em Matosinhos. Mau cheiro, insetos, lixo e doenças são fatores que agravam a qualidade de vida naquela região.

Habitantes e comerciantes do local reclamam da falta de ação do Poder Público Municipal diante da realidade constatada à beira da conhecida Ponte dos Cachorros. De acordo com uma moradora da Vila, que pediu para não ser identificada, o problema da criação de animais e do mau cheiro por eles provocados agravou-se há cerca de 10 anos com a habitação de lotes ribeirinhos à margem do córrego. “Quase todo final de tarde somos obrigados a conviver com um cheiro insuportável que vem das fezes, da lavagem, enfim, da criação desses porcos”, desabafa a moradora que reflete a opinião da vizinhança.

Vigilância Sanitária
De acordo com a responsável técnica da Vigilância Sanitária da cidade, Patrícia Alves Torga, a solução para o problema da região é bem mais ampla do que se pode imaginar, já que, também, envolve competências de outros órgãos públicos como Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Ambiental, Ministério Público e Câmara dos Vereadores.

A proibição
Segundo o Código de Posturas do Município, formulado em 1990, é proibida a criação de animais suínos, bovinos ou similares em áreas urbanas abertas ou residenciais de São João del-Rei. A criação de porcos ou qualquer outra atividade que prejudique ou polua a mata existente numa distância de até 30 metros da margem de ribeirões, rios ou córregos também fere a Lei Estadual de Meio Ambiente, conforme explica o analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Reginaldo da Silva Alves.
da Folha das Vertentes

Comentários

Elaine Andrade disse…
Sempre que colocava o lixo pra fora de casa, o meu medo naum era dos cachorros mexerem, mas dos porcos..isso sem contar as vacas que muitas vezes caminham livremente na leite de castro, como se estivessem num campo.
Ai ai..

Nana Andrade

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...