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INTERNET MÓVEL VAI REFORÇAR PROPAGANDA ELEITORAL

A internet, palco de discussões, debates e embates nas últimas eleições, entrará no pleito do ano que vem com um reforço no contingente de eleitores, graças à popularização dos smartphones, com projeção de crescimento de 67,1% no mercado nacional este ano, comparado à elevação de 7,1% no mercado de desktops. O boom é atribuído à queda dos preços dos aparelhos e, principalmente, aos planos de dados mais baratos oferecidos pelas operadoras de telefonia, de acordo com a consultoria International Data Corporation (IDC).

Enquanto isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se prepara para coibir os abusos – recorrentes na última disputa eleitoral – e lançou a minuta sobre as regras para propaganda política, que será debatida publicamente no fim deste mês. O capítulo IV dispõe sobre a propaganda eleitoral na internet (veja quadro). O detalhe é que na eleição do ano passado os smartphones ainda eram itens de desejo, distantes da realidade de consumo da maioria da população.

“O uso da mídia digital como instrumento de campanha avança sempre de uma eleição para outra”, destaca Alexandre Atheniense, advogado especialista em direito e tecnologia da informação e ex-presidente da Comissão de Tecnologia da Informação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Há alguns anos, recorda Alexandre Atheniense, o TSE se posicionava de maneira restritiva em relação ao uso de redes sociais e blogs. “Depois, verificou que seria impossível fazer um controle efetivo e foi sensibilizado para que também se tornasse parte da campanha”, lembra o especialista. Ele destaca a eleição do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como um divisor de águas em relação ao uso da tecnologia na propaganda eleitoral.
de Daniel Camargos, do Hoje Em Dia

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