O prefeito Custódio Mattos (PSDB) abriu, na manhã de sexta-feira, 14, o II Seminário das Cidades Candidatas a Centro de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo de 2014, realizado no Victory Hotel. O evento, promovido pela Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa) em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na Zona da Mata, contou com a presença do secretário da Secopa, Sérgio Barroso, do secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda, e do ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol, Ricardo Rocha. O objetivo do evento é esclarecer para as 19 cidades mineiras pré-candidatas a serem CTS os requisitos necessários para acolher uma seleção internacional de futebol durante a Copa do Mundo.
O primeiro seminário foi realizado em agosto, em Araxá. Além desta cidade e de Juiz de Fora, os outros municípios pré-candidatos a serem CTS no maior evento esportivo do mundo são: Caeté, Caxambu, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Matias Barbosa, Lagoa Santa, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha. No primeiro semestre de 2013, a Fifa pretende lançar um catálogo, com pelo menos 64 opções de cidades candidatas a serem CTS nos últimos 20 dias que precedem a Copa do Mundo de 2014. A definição dos locais de treinamento das 32 cidades é de responsabilidade exclusiva das comissões técnicas das seleções. Para fazer parte da lista, o Comitê Olímpico Local da Fifa analisa vários detalhes técnicos nas cidades candidatas.
Os hotéis devem ter disponibilidade de, no mínimo, 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor. O serviço de restaurante deve ser capaz de atender a, no mínimo, 55 pessoas, em estilo buffet, e ficar reservado 24 horas para uso exclusivo da seleção. A sala para conferência de imprensa deve ter estilo cinema e capacidade mínima para cem pessoas. Por último, o aeroporto da região deve permitir aeronaves de aproximadamente 120 passageiros e voos noturnos. E o percurso entre hotel e aeroporto, de ônibus, deve levar, no máximo, uma hora.
com assessoria
Comentários