O próximo ano é ano eleitoral e os futuros candidatos já começam a se movimentar. A prefeita de Barbacena, nas Vertentes, Danuza Bias Fortes (PMDB), que por três anos usou a crise econômica para justificar dificuldades financeiras e a falta de obras, terá que reconquistar a confiança do eleitor. Mas a julgar pela pesquisa realizada pelo Instituto MDA com exclusividade para o Jornal Expresso, essa não será uma tarefa fácil. A pesquisa foi divulgada na edição do dia 27 de agosto.
De acordo com a pesquisa, é grande a insatisfação da população em relação à atuação da prefeita. Enquanto apenas 22,9% dos entrevistados consideram a gestão de Danuza ótima ou boa, 77% avaliam mal o trabalho da prefeita. O levantamento foi realizado de forma quantitativa, no período de 06 a 08 de agosto de 2011, com uso de perguntas fechadas, com 414 entrevistas pessoais e utilização de questionário estruturado desenvolvido em conjunto pela MDA Pesquisa e o Jornal Expresso.
A pesquisa também avaliou a opinião dos eleitores em relação ao trabalho da Câmara Municipal. Também neste caso os eleitores estão insatisfeitos, sendo que 83,6% dos entrevistados avaliam mal o trabalho dos vereadores. A Administração Municipal ficou com nota média 4,1 e a Câmara Municipal com nota média 3,6.
Perguntados se aprovam ou desaprovam o trabalho da Prefeitura como um todo, o índice de reprovação ficou em 52,9% contra 31,6%, que é bem inferior à média dos municípios pesquisados pela MDA – 44,3% de aprovação.
A explicação para tamanha desaprovação pode estar no fato de a prefeita não estar conseguindo, na avaliação do eleitor, cumprir suas promessas de campanha – 44,7% acham que a Prefeita não cumpre promessas e 36% que ela cumpre pouco os compromissos assumidos. O índice de desaprovação mostra que a credibilidade dela está abalada.
No que se refere às obras, por exemplo, mais de 74% das pessoas desconhecem qualquer ação realizada pela Prefeitura. E aqueles que conseguem citar algumas obras que estão sendo realizadas em Barbacena citam obras negociadas e iniciadas ainda durante a gestão do ex-prefeito Martim Andrada (PSDB), como as obras de saneamento da Copasa – contra as quais Danuza e seus apoiadores lutaram ferrenhamente – e a avenida sanitária.
do Barbacena News
do Barbacena News
Comentários