Outra pesquisa, agora de intenção de votos para prefeito realizada em Barbacena, na Zona da Mata, pelo Instituto MDA Pesquisas, foi publicada com exclusividade pelo Jornal Expresso na edição de 4 de setembro. Pela pesquisa Danuza Bias Fortes (PMDB) terá de trabalhar muito caso queira se reeleger prefeita nas próximas eleições. Os índices de rejeição da prefeita são extremamente altos e sinalizam que ela terá dificuldades para reconquistar a confiança e os votos dos eleitores. A pesquisa, realizada no início de agosto, mostra que 44,7% dos entrevistados votariam em qualquer outro candidato que não fosse a prefeita. Na atual administração, não é só a prefeita que tem alto índice de rejeição. O vice-prefeito Edson Resende (PT) também é rejeitado por 25,4% dos eleitores.
A pesquisa também avaliou outros candidatos potenciais, como o ex-prefeito Martim Andrada (37,2%), o ex-vereador Pedro do Vale (30,2%) e ex-candidatos, como Alessandro Bertolin (33,1%). Quanto à intenção de votos, o ex-prefeito Martim Andrada – que ainda não confirmou sua candidatura para o próximo ano – lidera em todos os cenários. Na pesquisa estimulada com cinco candidatos Martim está com 25,1% de intenções, contra 18,1% da atual prefeita e 14,7% do vice-prefeito Edson Resende.
Cenário 1
INTENÇÃO DE VOTO ESTIMULADA (%)
Em um confronto direto de apenas dois candidatos, Martim bate Danuza por 33,1% contra 27,5%.
Cenário 2
COMPARAÇÃO DE INTENÇÃO DE VOTO SUPONDO OS CANDIDATOS
SENDO MARTIM ANDRADA E DANUZA BIAS FORTES
Quanto às características de cada candidato atribuidas pelo eleitor, Martim também fica melhor posicionado do que Danuza. O ex-prefeito recebeu nota 6,8 contra 4,9 quando o assunto é Experiência. No quesito Cumpre Promessas Martim ganhou nota 4,3 e Danuza ficou com apenas 3,8. E nos itens Dinâmico e Eficiente Martim ficou com nota 5,6 e 4,7 respectivamente contra 5,3 e 4,6 dados à atual prefeita. O relacionamento pessoal e político de Martim Andrada (PSDB) pode ajudá-lo nas próximas eleições, caso ele confirme sua candidatura. É que mais da metade dos barbacenenses consideram que o apoio do Governador Anastasia é importante para uma boa atuação do prefeito municipal.
Procurado pelo JORNAL EXPRESSO para comentar os resultados da pesquisa, o ex-prefeito Martim Andrada disse que ainda é cedo para tomar decisões, mas admitiu que tem sido procurado por vários amigos, correligionários e eleitores, que querem vê-lo de volta à Prefeitura.
“Por enquanto, estou à serviço do governador Anastasia e do Governo de Minas, embora não deixe de acompanhar de perto o que acontece em Barbacena. E pelo que se pode perceber, a população precisa pensar bem no momento do voto, para assegurar que a Prefeitura retome sua capacidade de agir em favor de toda a população, atraindo investimentos, apoio político e projetos que possam resultar na melhoria da qualidade de vida de todos os seus cidadãos”, declarou. Procurada, a prefeita se manifestou por meio de seu secretário de Governo, o seu marido Pedro Carneiro, que não quis comentar a pesquisa. O levantamento foi realizada no período de 6 a 8 de agosto de 2011, com 414 entrevistas realizadas e uma margem de erro considerada de 4,8%.
do Barbacena News
Comentários