A vocação econômica de Juiz de Fora, na Zona da Mata – devido a sua localização estratégica, posição logística e mão de obra qualificada – aliada às políticas de incentivo para a atração de empreendimentos, nas quais a Prefeitura tem atuado desde o início de 2009, vem se consolidando e atraindo empresas nacionais e internacionais para a cidade. Nos próximos meses, Juiz de Fora deverá ganhar um centro de distribuição de veículos permanente da Fiat. A Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SPDE), está negociando uma área de 70 mil metros quadrados com a empresa, que já atua na cidade como entreposto para a nacionalização dos veículos importados via Porto do Rio de Janeiro.
O investimento deverá ser de, aproximadamente, R$3 milhões. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, André Zuchi, destaca que a iniciativa representa um importante incremento à economia local. “Apesar da atividade não gerar um número significativo de empregos, a instalação da empresa é interessante para a arrecadação do município com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)”, observa o secretário. A instalação do centro de distribuição também é um passo para que Juiz de Fora se torne referência no setor automotivo.
A proximidade de cidades como Resende (RJ) – referência nacional do setor –, o capital humano e os incentivos fiscais também tendem a ajudar a trazer outras empresas e motivar ainda mais a atração de grandes grupos. A Fiat é uma das dez novas empresas que estão chegando ou já se instalaram em Juiz de Fora, além de seis em expansão. Com isso, até o fim de 2012, Juiz de Fora vai receber investimentos na ordem de R$ 1,5 bilhão e criar dez mil novos postos de emprego. A previsão é de que o centro de distribuição comece a operar até o meio do ano.
com assessoria
Comentários