Instalada no 2º andar do prédio Gerais, onde funciona a Coordenadoria Especial de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAI), na Cidade Administrativa em Belo Horizonte - está atualmente a Sala de Situação da coordenadoria, já apelidada de “Big Brother” das UAIs. Trata-se de um conjunto de sistemas, equipamentos e recursos que permitem monitorar em tempo real a operação de todas as 28 unidades de atendimento integrado espalhadas pelo Estado. O novo sistema de monitoramento foi desenvolvido pelo especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Andrey Labanca.
“As nossas intervenções nas UAI deixam de ser decorrentes dos problemas e passam a ser antecipativas”, ressalta ele. Composto por quatro monitores de grande porte (aparelhos especiais que podem trabalhar em conjunto formando painéis interativos e informativos), o sistema possibilita que sejam acompanhados ao mesmo tempo o número de pessoas nas filas, os serviços onde se concentram as maiores demandas, o tempo de atendimento em cada guichê, e a quantidade de atendimentos realizados ao longo do mês. Toda a movimentação das unidades é seguida passo a passo pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Em um dos painéis, os técnicos da Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs podem visualizar também o volume de atendimentos realizados de acordo com as demandas, o que facilita um balanço semanal e mensal, a média diária dos serviços mais procurados dentre outros. Com isso cria-se uma base de conhecimento de atendimento ao cidadão e de melhoria nos serviços públicos municiando o Governo de Minas, como um todo, de informações e dados para o desenvolvimento de políticas públicas.
com assessoria
Comentários