Nem bem começaram as articulações para formação das coligações na disputa pela sucessão a Prefeitura de Lavras, no Sul de Minas, e já tem nomes sendo especulados para concorrer as eleições majoritárias de 2014. Muito do que for decidido neste ano, vai influenciar no pleito do ano em que a Copa do Mundo será realizada no Brasil. É o caso do deputado estadual lavrense Fábio Cherem (PSD), que caso queira disputar a reeleição, terá pelo caminho, até o momento, pelo menos três concorrentes, entre eles, o ex-jogador Cláudio Caçapa.
Após o anúncio de sua aposentadoria e inauguração da Arena Lyon, uma escola destinada a formação de futuros craques do futebol brasileiro, o nome do zagueiro já começou a ser especulado para a concorrida por uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Caçapa pode seguir o exemplo do atleticano Marques (PTB) e de João Leite (PSDB) e já estaria, segundo especulações, definindo o seu grupo de apoio. Os outros dois nomes especulados e que podem entrar no pleito de 2014 para a ALMG são um militar e um empresário de família tradicional de Lavras.
Além disso, para a Câmara dos Deputados, dentro de outra família de tradição na sociedade lavrense, um herdeiro já se movimenta para articular o seu nome para a disputa. Com a ameaça da perda de siglas partidárias com precioso tempo televisivo rodando o ninho da oposição a prefeita Jussara Menicucci (PSDB), o deputado Fábio Cherem, conforme fala na reunião do PSD no Hotel Serema, iniciou as táticas do mandato para ficar mais visível ao seu eleitorado. Em relação a alguns questionamentos sobre destinação de verbas para entidades do terceiro setor de sua terra natal, o deputado lavrense faz circular um folheto, em que aparece na foto com o secretário Antônio Marques (PPS) e André Borin, constando a doação de uma lavanderia para a Santa Casa de Misericórdia de Lavras, reduto político da situação.
Entre o seu eleitorado, assessores e simpatizantes, ainda pairam as dúvidas sobre se o deputado Fábio vai se licenciar para concorrer a Prefeitura. Aos mesmos simpatizantes e seu eleitorado a ideia agrada, já os assessores oriundos de outros municípios não querem nem sonhar com a hipótese. Já são pré-candidatos o empresário Dehon Tratores (PT), João Batista (PDT) e Clóvis Côrrea (PMDB). Enquanto isso, na situação, o nome do ex-reitor da Universidade Federal de Lavras, Silas Costa Pereira (PSDB) vai seguindo em meio a articulações políticas para o lançamento de sua pré-candidatura. Com o advento dos canais de televisão em Lavras, a disputa, assim como nos grandes centros, se tornou cada vez mais envolta no plasma das utopias em meio a telespectadores ansiosos por uma decisão que compete à ficção das telenovelas políticas ajudarem a definir.
Comentários