Cada vez mais, cidades de médio porte da região sul mineira, como Varginha, Poços de Caldas, Pouso Alegre e outras, começam a vivenciar comportamentos sociais típicos de cidades grandes. Morar a vida inteira com os pais já não é mais um desejo de muitos jovens. Independência financeira e o desejo de liberdade fazem com que muitos optem pela compra de uma moradia.
O perfil desses jovens é parecido: possuem maior nível de escolaridade e conseguem alavancar a carreira com mais rapidez. A economia do país também é um fator determinante. Com a facilidade do crédito, eles possuem uma boa ajuda na hora de investir na compra da casa própria. Ao contrário dos pais, no entanto, esses jovens sempre escolhem casas menores, com espaços bem delimitados e funcionais. Os apartamentos - no estilo quitinete - também têm ganhado preferência, pois dão menos trabalho para manter limpos no dia a dia.
Apesar dessas mudanças, a região ainda carece de apartamentos e casas com o perfil desses jovens. Saulo Tavares, presidente da Rede Imobiliária Sul de Minas, acredita que o mercado local despertou há pouco tempo para este tipo de empreendimento, uma vez que, até então, os construtores se fixavam em imóveis de três quartos.
Para as construtoras, fica uma boa dica de investimento, pois essa é uma tendência que veio para ficar. Outro quesito importante é a terceira idade. Essa é uma parcela da sociedade brasileira que vem crescendo muito nas últimas décadas. E muitos, com a vida ativa, não querem depender dos filhos para nada, inclusive para morar. Muitos já preferem morar sozinhos, pois não querem dar trabalho aos filhos.
Comentários