Pular para o conteúdo principal

A POLÍTICA FRATRICIDA DE LAVRAS

Assistimos atônitos a degladiação entre os grupos políticos da cidade e o pior, o atraso que isso ocasiona ao município e seus habitantes. Temos hoje, inegavelmente, três grupos que atuam na politica da cidade e se utilizam de todos os recursos cabíveis e incabíveis para atingir o chamado “Poder de Mando”. Ataques pessoais, perseguição a desafetos, invenção de factoides, matérias pagas são alguns dos meios utilizados para tentar minar o grupo rival. A politica na terra das escolas e ipês, podemos dizer que se tornou fratricida, onde o canibalismo político se agiganta frente aos reais interesses da cidade.

O primeiro grupo é capitaneado pela atual prefeita Jussara Menicucci (PSDB). Filha de uma tradicional família política de Lavras, Jussara ocupa pela terceira vez o executivo lavrense. É considerada por muitos uma política nata, que carrega carisma e o traquejo político para comandar as ações do seu grupo. Sofre o desgaste natural de quem ocupa um cargo eletivo por muito tempo e vem sofrendo pesados ataques de um grupo político da cidade. Jussara trabalha o nome do ex-reitor da UFLA, professor Silas (PSDB), para dar continuidade ao seu legado. O grupo Jussarista tem certas vantagens que serão de grande valia para a eleição que se avizinha. Tem a máquina municipal nas mãos, o apoio do atual governador Anastasia e do senador Aécio Neves ambos do PSDB, além de contar com inúmeros partidos, o que lhe proporcionará maior tempo de TV e rádio no período eleitoral.

O segundo grupo nasceu de uma desavença entre a prefeita Jussara e o deputado Fabio Cherem (PSD). A construtora do deputado fazia o serviço de coleta de lixo no município durante o mandato anterior da prefeita. Inexplicavelmente, os dois se desentenderam e Fábio lançou-se candidato contra Jussara em 2008. Foi derrotado, mas teve uma votação expressiva, o que o credenciou para disputar novos pleitos. Eleito deputado em 2010, Fabio trabalha para eleger o seu irmão vereador Marcos Cherem (PSD), que utiliza a tribuna da Câmara para desferir pesados ataques a atual administração. O grupo Cherem conseguiu dominar alguns meios de comunicação do munícipio e tem em um blogueiro um artificie de denúncias, ataques e desestabilização da atual gestão. Para o pleito deste ano, o grupo Cherenzista carrega a vantagem de ser uma espécie de renovação e ter grande poder econômico para atrair aliados.

Apesar de o seu grupo ter se desmantelado, o ex-prefeito Carlos Alberto Pereira (PDT) ainda é visto por muitos como uma espécie de coringa e detentor de uma fatia considerável de votos no município. Ele pode ser decisivo no lançamento ou não de uma terceira via, que pode tanto tirar votos do grupo da prefeita, quanto do grupo Cherem. CAP analisa profundamente o que poderá lhe render frutos para as eleições de 2014, visto que ele almeja e sonha em se tornar deputado federal de fato e não apenas suplente.

É por estas e por outras, que assistimos uma guerra pelo Poder no município. Os grupos políticos sabem que é vital a vitória para a prefeitura. Um político sem base e sem uma prefeitura para barganhar interesses, sejam eles republicanos ou não, pode encurtar sua carreira política e perder espaço no meio político. As cartas estão sendo colocadas na mesa e em breve assistiremos a pior e mais cara eleição da história de Lavras. Façam suas apostas!
por Sylvio Menicucci Neto

Comentários

MINEIRINHO disse…
ENGRAÇADO ESSE SILVIO MENICUCCI,O SOBRENOME SUGERE ALGO?A ATUAL ADMINISTRAÇAO E HORRIVEL,ENVOLTA EM DENUNCIAS E SERVIÇOS DE MÁ QUALIDADE.A CIDADE CRESCEU,DESENVOLVEU,SO QUE POLITICOS ESTÃO AINDA NA EPOCA DO "ONÇA".
GIL BOTELHO PEREIRA disse…
LINDO O ARTIGO DE SYLVIO MENICUCCI NETO, SOBRINHO DE JUSSARA MENICUCCI, A PREFEITA QUE COMPRA CARRO PARA O GABINETE COM DINHEIRO DO PROGRAMA CAMINHOS DA ESCOLA, QUE AUTORIZA A FALSIFICAÇÃO DE CARTÕES DE VACINA, QUE PERMITE SUPERFATURAMENTO DE REMÉDIOS, QUE BEBE CAMPARI, CHOPP E VINHO COM DINHEIRO PÚBLICO.
SAI CANDIDATO SYLVIO E CONTINUE "O LEGADO". AH, ESQUECI, PARA SAIR CANDIDATO TEM DE TER PEITO. ISSO O SILAS, O CAP, OS CHEREM TEM. E VOCÊ? FICAR SÓ NO COCOROCÓ É FÁCIL. SE EXPOR É DIFÍCIL. KKKKKKKKKKKKK
EU CONSIDERAVA ESSE BLOG ATÉ HOJE IMPARCIAL, AGORA ESTÁ SE POSICIONANDO A FAVOR DO GOVERNO ATUAL. COLOQUE UMA PLACA "O CORVO VELOZ DO PSDB JOVEM". FICA MAIS BONITO E AUTÊNTICO.
Anônimo disse…
Parabéns pelo excelente artigo Sylvio. Sem dúvidas os Lavrenses são vítimas dos grupos que almejam o Executivo sedentos de poder pelo poder somente, que ignoram o povo e o provimento de soluções democráticas e progressistas. Também são representados no legislativo por edis de pouca cultura e sem ideais elevados de realização conjunta na representação do eleitor. Está clara a necessidade de renovação, de oposição, de debates inteligentes e com foco em resultados. Nossas escolas estão envergonhadas e nossos ipês sem flores. Precisamos de novos rostos, novas idéias, novos pilares e, mais do que nunca, de grandes forças que nos conduzam novamente ao trilho dos expoentes políticos, econômicos e sociais.
Um abraço,
Marcelo - lavrense de coração, morador de São Paulo, com esperanças de retorno à cidade lar.
Anônimo disse…
Sugiro ao Corvo Veloz que publique um artigo assinado pelo filho do Carlos Alberto Pereira, outro por um parente do Cherem, do João Batista, do Dehon, do Clóvis.
Aí sim, teríamos mais "opiniões imparciais" sobre a política lavrense.
Anônimo disse…
Excelente o artigo. texto irretocável de um ótimo jornalista. não puxou saco de ninguém e expôs de forma veemente o que é a politica de lavras. parabéns ao Sylvio e acho que o texto foi imparcial.
Eleitor antenado disse…
O sobrinho da prefeita nem conversa com ela há muito anos. por isso digo, enquanto a paixão dominar a politica lavrense, vamos desenvolver a passos lentos. otimo o artigo que traz em si um tom de critica construtiva e alerta para a pior eleição que teremos na nossa cidade. vai rolar muito $$$$$$$. parabens sylvio!
Lavrense Antenadíssimo disse…
Ô Sylvinho, pára de publicar elogios a você mesmo...
Anônimo disse…
O CHARLIE CHAPLIN DEVE ESTAR TRISTE PORQUE A JUSSARA NÃO PAGOU UMA BEBIDINHA PRA ELE COM DINHEIRO DA PREFEITURA. E O CACHORRINHO DEVE TER VINDO DAS RUAS DE LAVRAS MESMO, ONDE O QUE MAIS TEM É CACHORRO SOLTO.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...