Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE ANDRADA ENTRA NA DISPUTA PELA PJF

O deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB) lançou, no último dia 18, seu nome como pré-candidato à Prefeitura de Juiz de Fora. Ele deve protocolar no diretório local do partido, na próxima segunda-feira, pedido para realização de prévia. "Vinha sendo instado a colocar meu nome como alternativa e aceitei o desafio." Seu provável adversário na disputa interna da legenda será o prefeito Custódio Mattos (PSDB), que pretende buscar a reeleição. "Tenho respeito e apreço pelo Custódio, mas possuo credenciais para apresentar meu nome. Não venho para dividir, ao contrário, minha proposta é somar. Caberá ao partido escolher quem será o candidato."

Lafayette considera sua pré-candidatura como opção para o eleitor juiz-forano favorável à manutenção da parceria com o Governo de Minas, mas descontente com a atual gestão. "A parceira (com o estado) trouxe muitos investimentos para o município e precisa ser mantida. Como tenho relação muito boa com o governador Antonio Anastasia (PSDB) e com o senador Aécio Neves (PSDB), apresentou-me como outra possibilidade para manter essa parceria."

O risco de uma nova cisão no PSDB de Juiz de Fora, que ainda conseguiu fazer Custódio e o deputado federal Marcus Pestana (PSDB) falarem a mesma língua, foi rechaçado prontamente por Lafayette. Na sua avaliação, os tucanos têm maturidade para promover uma consulta interna e saírem unidos em torno do vencedor. "Acabamos de ver isso acontecer em São Paulo, com o (ex) governador José Serra (PSDB), uma das figuras mais ilustres do partido, participando e vencendo a prévia para a Prefeitura de São Paulo." Quanto à viabilidade de seu nome, o deputado afirma que é possível crescer com alguns dias de campanha e alcançar patamares semelhantes aos dos pré-candidatos estreantes na disputa. "O governador Anastasia é muito bem avaliado aqui em todos os levantamentos. Isso mostra que há espaço para uma candidatura nova do PSDB."

Se a proposta de prévia avançar, Lafayette não terá vida fácil na disputa interna. Assim como na eleição municipal propriamente dita, também no sufrágio interno o peso da máquina é considerável. Suas chances crescem caso consiga arrastar para seu lado integrantes do grupo de Pestana e mesmo do secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge Marques (ex-PSDB e atual PPS). Passando pela peneira tucana, ele conta a seu favor com a chapa de candidatos a vereador do PTC, considerada uma das mais robustas do processo sucessório. Outro trunfo seria o fato de que sua eleição implicaria na posse como deputado estadual do vereador Rodrigo Mattos (PSDB). O herdeiro de Custódio seria beneficiado por estar hoje na primeira suplência do partido na Assembleia.

Além da concorrência explicitada agora por Lafayette, integrantes do primeiro escalão consideram que Custódio, já algum tempo, enfrenta uma movimentação de correligionários nos bastidores em torno de outras candidaturas consideradas alternativas à sua proposta de reeleição. Nesse sentido, a proximidade do deputado federal Júlio Delgado (PSB) e do deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB) com o Palácio Tiradentes é apontada como fundamento para toda espécie de especulação.

Ainda assim, sempre que esteve em Juiz de Fora, como na última quinta-feira, o governador procurou deixar claro o propósito de a atual administração ter prosseguimento. Já o próprio prefeito quando questionado quanto à possibilidade de ter seu nome trocado por uma alternativa alheia ao PSDB, preferiu ponderar em relação à sua história no partido para assegurar que seria respeitado na sua decisão.
da Tribuna de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...