Pular para o conteúdo principal

PERUGINI LIDERA EM POUSO ALEGRE

O prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini (PT), tem boa chance de ser reeleito. É o que aponta a pesquisa do Instituto DataTempo/CP2 realizada na cidade. O atual chefe do Executivo lidera com folga todos as simulações realizadas. No primeiro cenário, o mais completo, o petista recebe 41,5% das intenções de voto seguido pelo ex-prefeito Enéias Chiarini (PPS), com 26,9%. De acordo com os números, os dois pré-candidatos deverão polarizar a preferência dos eleitores. A margem de erro do levantamento é de 4,38 pontos percentuais para mais ou para menos. Ainda no primeiro quadro, o comerciante e presidente da Associação de Caridade de Pouso Alegre, Hamilton Magalhães (PTB), é o terceiro colocado escolhido por 5,8% dos entrevistados.

Numa segunda hipótese, a pesquisa promoveu confrontos diretos entre os pré-candidatos para demonstrar a força de cada um diante de um oponente específico. Na disputa entre Perugini e Chiarini, o atual prefeito aparece com 44,1% das intenções de voto contra 29,1% de seu adversário. Já no embate contra Magalhães, Perugini atinge seu melhor índice: é o preferido por 46,9% dos pesquisados, enquanto Magalhães recebe 13,8%. No último confronto direto, de Chiarini contra Magalhães, o ex-prefeito venceria por 41,7% ante 12,8% do pré-candidato pelo PTB, de acordo com a pesquisa.

Indecisos
Em todas as simulações, os entrevistados que disseram estar indecisos, somados aos que se demonstraram estar dispostos a não escolher nenhum dos candidatos, variam entre 21% e 37% do total. A alta porcentagem revela um contingente que ainda pode alterar os rumos das eleições no município do Sul de Minas. Apesar de ser o favorito para vencer a eleição de outubro, Perugini é o pré-candidato mais rejeitado pelo eleitorado, segundo a pesquisa. Dos entrevistados, 24% afirmaram que não votariam no petista de forma alguma.

O segundo com maior índice de rejeição é Hamilton Magalhães, citado por 21,2% dos entrevistados. Já o ex-prefeito da cidade, Enéias Chiarini, não receberia o voto de 17,6% dos eleitores pesquisados. Outros 17% disseram que poderiam optar por qualquer um dos candidatos no dia 7 de outubro, 11,6% não votariam em nenhum dos nomes.

Espontânea
O Instituto DataTempo/CP2 também perguntou ao eleitor de Pouso Alegre sobre sua preferência nas eleições, mas sem apresentar uma lista de candidatos. A maioria, 34,1%, afirmou ainda não conhecer os pré-candidatos, uma demonstração de que o processo eleitoral ainda está indefinido. Neste cenário, o prefeito Agnaldo Perugini também lidera. Ele foi lembrado por 20,8% dos entrevistados, enquanto Chiarini apenas com 8,8%. Outro ex-prefeito, Jair Siqueira (PSDB), foi citado por 6,2%. A ex-vereadora Virgília Rosa (PTN), com 4% das menções, e Hamilton Magalhães (2%) foram os nomes menos recordados entre os eleitores pesquisados.

Estatística
Foram realizadas 500 entrevistas em Pouso Alegre entre os dias 22 e 25 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 4,38 pontos para mais ou para menos. O número de registro na Justiça Eleitoral é MG-00084/2012.
por João Gualberto Júnior - de O Tempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...