Pular para o conteúdo principal

PESQUISA MOSTRA INTENÇÕES DE VOTO EM VARGINHA

Uma pesquisa divulgada no último sábado (09), pelo DataTempo/CP2, realizada entre 26 e 30 de maio, em Varginha, mostra o ex-prefeito Antônio Silva (PTB) na ponta da corrida pela prefeitura. Ele aparece com mais de 50% dos votos em todos os cenários montados pelo levantamento. No primeiro cenário, em que constam todos os possíveis candidatos, o petebista tem 53% das intenções de voto. O atual prefeito, Eduardo Carvalho (PT), registra 21,9%. Renato Paiva (DEM), empresário e ex-secretário de Indústria, tem 10,5%.

No segundo cenário, somente com os nomes de Antônio Silva e Eduardo Carvalho, o ex-prefeito obtém 58,5% das intenções de voto. Eduardo Carvalho aparece em segundo lugar com 25,1%. No terceiro cenário, sem o nome de Antônio Silva, Eduardo Carvalho lidera, com 32,6% da preferência do eleitorado, seguido por Renato Paiva, com 26,5%. No quarto cenário, sem o nome de Eduardo Carvalho, Antônio Silva consegue seu melhor desempenho, com 63,4%. Renato Paiva tem, nessa situação, 15,8%.

Chama a atenção, no terceiro cenário, em que o nome de Antônio Silva é suprimido do levantamento, o número de entrevistados que afirmam que não querem votar em ninguém - 28,9%. Nos outros três cenários, a opção por ninguém é sempre igual ou inferior a 12,5%. A situação do ex-prefeito petebista fica ainda mais confortável ao se analisarem os dados da rejeição. Entre os três pré-candidatos, Antônio Silva tem a menor rejeição, 10,7%. Renato Paiva é rejeitado por 14,4% dos entrevistados e 39,1% afirmam que não votariam em Eduardo Carvalho de forma alguma. Para 18,6% dos pesquisados, é possível votar em todos os nomes apresentados. Já para 7,1%, a disposição é de não de votar em nenhum deles.

Espontânea - Na modalidade do levantamento em que não são apresentados os nomes dos possíveis candidatos - a espontânea -, a liderança de Antônio Silva permanece. Ele é citado por 23.9% dos pesquisados. Esse também é o percentual de entrevistados que afirmam ainda não conhecer os candidatos. Dizem que não pretendem votar em nenhum candidato 17,4%. Outros 9,1% estão indecisos ou não sabem em quem votar.

O prefeito petista Eduardo Carvalho foi lembrado por 12,1% dos entrevistados. O vereador Verdi Lúcio de Melo (PSDB) é a opção de 3,6%. O empresário Renato Paiva foi citado por 3,2%, enquanto o vereador Leonardo Ciacci (PP) é o escolhido de 1,4%. Avaliações. A pesquisa DataTempo/CP2 também ouviu a população de Varginha sobre os governos federal e estadual. Ambas as gestões são bem-avaliadas na cidade. O governo federal é considerado muito bom por 8,5%. Outros 54% o classificam como bom, e 27,9%, como regular. O governo estadual é muito bom para 5,5%. Recebe conceito bom de 55,1%. Para outros 23,9% dos entrevistados, a gestão estadual é regular.

Estatísticas
Foram realizadas 500 entrevistas em Varginha entre 26 e 30 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 4,38 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro na Justiça Eleitoral é 00083/2012.

Gestão municipal é reprovada pela maioria
De acordo com a pesquisa DataTempo/CP2, a gestão do prefeito Eduardo Carvalho (PT) é desaprovada por 57,9% dos entrevistados. Outros 39,5% aprovam a gestão. Os principais motivos da desaprovação são não atuar bem na área da saúde (32,8%) e não administrar de forma correta (24,9%). Falta de asfaltamento e pavimentação (10,6%) e não-cumprimento das promessas de campanha (6,5%) também aparecem na lista dos principais motivos de reprovação da atual gestão de Varginha. Segundo o levantamento, 4,2% dos entrevistados classificam o governo municipal como muito bom. Outros 23,9% o consideram como bom. Para 27,7%, a gestão é regular. Avaliam a administração como ruim, 24,3% e, como muito ruim, 18,6%.
por Carla Kreefft - de O Tempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...