Pular para o conteúdo principal

THADEU LIDERA A DISPUTA PELA PREFEITURA DE POÇOS DE CALDAS

O deputado federal Geraldo Thadeu (PSD) tem grandes chances de voltar à Prefeitura de Poços de Caldas, no Sul de Minas. Pelo menos é o que indica a pesquisa realizada pelo instituto DataTempo/CP2 no município entre os dias 17 e 21 de maio. O parlamentar, que comandou a cidade entre 1997 e 2000, lidera o levantamento com ampla vantagem em todas as simulações realizadas. No primeiro cenário, que inclui todos os possíveis candidatos, Thadeu tem 44,6% das intenções de voto. O atual prefeito, Paulo César Silva, mais conhecido como Paulinho Courominas (PPS), está com 15,0% em segundo lugar, posição que sustenta nos demais quadros. Na sequência, aparece o vereador Marcus Togni (PSB), com 13,2%.

O líder comunitário Waldir Inácio (PSOL) tem 2,4% da preferência, seguido do ex-vereador Rovilson Lima (PMN), com 1,4%, e de Canjiquinha (PSC), com 0,8%. No cenário seguinte, em que o nome de Lima é excluído, o deputado amplia a margem sobre Courominas: eles têm, respectivamente, 45,2% e 15%. Togni é o preferido de 13,6% dos pesquisados. Já Inácio tem 2,6%, enquanto Canjiquinha mantém 0,8%. No terceiro quadro, sem o representante do PSC, Thadeu aparece com 45,4%, enquanto o prefeito permanece com 15%. O vereador pelo PSB é o escolhido de 13,8%, enquanto Waldir Inácio tem 2,8%.

O pré-candidato do PSD amplia sua vantagem no cenário sem o líder comunitário do PSOL e que mantém excluídos Rovilson Lima e Canjiquinha. Nele, Geraldo Thadeu é o preferido de 46,4% dos eleitores. Paulinho Courominas segue com 15% das intenções de voto, e Marcus Togni, 14,4%. O DataTempo/CP2 também promoveu um hipotético confronto direto entre os dois melhores colocados, como vem fazendo nas pesquisas recentes sobre as disputas municipais. Na simulação para Poços de Caldas, Thadeu recebe 52,6% das intenções contra 16,4% do atual prefeito e provável candidato à reeleição.

Aberto - A demonstração de que a sucessão na cidade do Sul do Estado ainda está indefinida vem com os dados do levantamento espontâneo, em que os nomes dos postulantes não são apresentados ao eleitor. A soma dos que não conhecem os candidatos com os indecisos e os que disseram que não votariam em ninguém é de aproximadamente 70%. Courominas, com 7,4% das menções, e Geraldo Thadeu, com 6,2%, estão em empate técnico. Na sequência, foram lembrados os dois últimos prefeitos: Paulo Tadeu (PT), por 5,6%, e Sebastião Navarro Filho (DEM), por 2,0%.

O eleitor também foi questionado sobre qual candidato não receberia o voto dele, e o mais rejeitado é o atual prefeito, por 40,4%, seguido por Marcus Togni, por 17,8%. Dos entrevistados, 14,4% disseram que não votariam em nenhum, enquanto outros 12,6% disseram que optariam por qualquer um. Já Thadeu é rejeitado por 8,4%.

Maioria reprova atual administração da cidade
O eleitor de Poços de Caldas demonstra estar insatisfeito com o trabalho de Paulinho Courominas (PPS) na prefeitura. Dos entrevistados pela pesquisa DataTempo/, 56,2% desaprovam a gestão atual, contra 36,0% que aprovam. O principal motivo de rejeição, segundo o levantamento, é que o prefeito não administra da maneira correta, opinião de 36,7%. Outros 18,9% criticaram a gestão da saúde, enquanto 15,3% disseram que Courominas não cumpre as promessas de campanha.

A insatisfação da população também aparece na avaliação da atual administração municipal. Para 22,8%, ela é boa ou muito boa. O trabalho é regular na visão de 31,2% dos pesquisados, enquanto 44,6% avaliam-na como ruim ou muito ruim.
por João Gualberto Júnior - de O Tempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...