Pular para o conteúdo principal

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS DEFINEM CANDIDATOS PARA A DISPUTA EM JUIZ DE FORA

Bruno Siqueira (PMDB), Custódio Mattos (PSDB), Laerte Braga (PCB), Margarida Salomão (PT) e Victória Mello (PSTU) vão disputar a Prefeitura de Juiz de Fora nas eleições de 2012. Os cinco concorrentes tiveram seus nomes referendados pelas convenções partidárias iniciadas no dia 10 de junho e encerradas à meia noite de sábado, 30. Vinte e sete partidos participarão da disputa por uma das 19 cadeiras da Câmara Municipal. Os registros das candidaturas devem ser feitos pelas legendas ou coligações até o dia 5 de julho. Os pedidos impugnações devem ser protocolados até o dia 18 de julho, seja por adversários, partidos, coligações ou pelo Ministério Público. 

A campanha está permitida a partir do dia 6 de julho, e o primeiro turno das eleições acontece no dia 7 de outubro. Dos partidos com postulantes ao Executivo, apenas PSDB e PT deixaram suas coligações para o último dia. Como estavam certos a candidatura à reeleição do prefeito Custódio Mattos (PSDB) e o retorno da professora Margarida Salomão (PT) ao páreo, as duas legendas adiaram suas definições até a data limite, para arrematarem melhor as alianças. No caso dos tucanos, a estratégia deu certo. Com quatro aliados com conversações também com o deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB), o PSDB fez valer a força do Governo de Minas. Bastou a entrada de articuladores do Palácio Tiradentes nas conversas com o PR, do ex-deputado Edmar Moreira, e o PPS, do secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge Marques, para colocar fim em qualquer tipo de aproximação com o peemedebista.

Já as articulações do tucanato local obtiveram êxito na árdua tarefa de apaziguar os ânimos mais exaltados do PSC, do atual líder governista Noraldino Júnior, e do PTB. Com isso, Custódio conseguiu, mais uma vez, aglutinar em torno de sua candidatura o maior número de partidos, 12 ao todo. Ainda assim, os tucanos contabilizaram perdas indesejadas. A primeira delas envolve o PV, que optou por caminhar de forma independente. O partido, que tem à sua frente o ex-subsecretário de Articulação, Edson Fonseca, foi talvez aquele que mais negociou durante o período de convenções, ainda assim não conseguiu emplacar uma composição convincente. Outra legenda aguardada no ninho tucano era o PRB, do presidente da Câmara Municipal, Carlos Bonifácio. A legenda, no entanto, vai tomar outros rumos.

Na reta final, a surpresa ficou por conta da PSD, o partido criado em 2010 pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite da última quinta-feira, reconheceu o direito da legenda ao tempo de TV proporcional ao número atual de deputados. Como tem a quarta maior bancada da Câmara Federal, com 52 deputados, a sigla virou alvo de cobiça de PSDB, PMDB e PT. As conversas foram conduzidas pelo deputado estadual Wilson Batista (PSD), que acabou acertando a composição com os peemedebistas. Com isso, Bruno terá como aliado, além do PMN, do vereador Isauro Calais, e do PTN, o PSD. 

A possibilidade de o PRB se unir à composição não havia sido descartada no início da noite de ontem. O PRB também era aguardado ontem pelos petistas, que fecharam sua aliança com o PSB, o PCdoB, o PRTB e o PTdoB. Nesse caso, a principal aposta reside no fato de o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), ter recomendado aliança do seu partido com o PT, com acontece em nível federal. Fechando a lista de concorrentes ao Executivo, o PCB, com Laerte Braga, vai de chapa pura. Já Victória Mello sai amparada pela coligação entre PSTU e PSOL.
por Ricardo Miranda - da Tribuna de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...