Pular para o conteúdo principal

PROFESSORES DA UFLA REFORÇAM SUA DISPOSIÇÃO EM NEGOCIAR COM O GOVERNO

A assembleia de greve dos professores da Universidade Federal de Lavras (FLA) reunida no dia 14 de agosto aprovou um texto de subsídio para ser enviado como contribuição ao Comando Nacional de Greve, com vistas à abertura de efetivas negociações com o Governo. A proposta de carreira do ANDES-SN é baseada em princípios que visam garantir o estímulo para a entrada de novos talentos para a docência, bem como para garantir uma remuneração que seja justa em relação ao desempenho e atividades desenvolvidas na universidade, em especial visando remunerações iguais para docentes com mesma formação e experiência acadêmica.

Outro princípio da proposta de reestruturação da carreira foi o da garantia que todo docente consiga por mérito acadêmico chegar ao topo da carreira sem limitação de número de vagas, e sem seja necessário que o mesmo entre em outra carreira no momento da mudança para a “classe” de Professor Titular. A proposta de carreira de professor federal vem sendo formulada pelo ANDES desde os anos 1980 e este protocolou sua proposta no MEC. Porém, desde então, o MEC nunca buscou um diálogo para que a reestruturação da carreira docente do magistério superior fosse alvo de análise.

Pelo contrário, o Governo tem buscado ao longo dos últimos anos construir uma contra-lógica baseada unicamente em questões orçamentárias com o objetivo de reduzir os impactos da folha de pagamento dos docentes no orçamento brasileiro. Esta clara demonstração de desvalorização da educação, neste caso em nível superior, teve um novo ato em 2007-2008 quando o Governo, para viabilizar a expansão das vagas nas universidades públicas, impôs à categoria uma nova distorção na carreira existente, prejudicando severamente os professores aposentados, e particularmente criando um abismo, dentro da carreira, e separando os recém-ingressos daqueles que já estavam na mesma há mais tempo.

Um novo cenário para a negociação passa pela reafirmação da lógica da carreira proposta pelo ANDES SN, todavia para demonstrar nossa disposição em negociar de forma flexibilizada a assembleia dos professores da UFLA aprovou uma contraproposta emergencial e mais econômica para o Governo, mas preservando o objetivo de resgatar a justiça dentro da carreira docente em Magistério Superior.

Como forma de reabrir as negociações, visando dar um amplo apelo social e supondo que a valorização futura da carreira deva ser garantida, propomos abrir mão do piso salarial originalmente proposto do DIEESE, utilizado para compor os valores da malha. Em seu lugar, os professores não abrem mão, no entanto, do Piso Nacional da Educação (PNE), que hoje se encontra no valor de R$ 1451,00.

A adoção do PNE como a base de cálculo dos docentes federais implica numa valorização política de todo o magistério a nível nacional e não apenas o do magistério superior. Essa proposta, enviada ao Comando Nacional de Greve, caso seja aprovada pelas Sessões Sindicais dos docentes de todo o país, contribuirá para uma unidade de remuneração do piso salarial dos professores de todo o país.
com CLG / UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...