![]() |
Tucano pode retomar comando da cidade para os Andrada após quatro anos |
A família Andrada tem chances concretas de retomar o comando de Barbacena, no Campo das Vertentes. O favorito na disputa é o ex-prefeito Antônio Carlos (1993-1996), mais conhecido como Toninho Andrada (PSDB), que renunciou à presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE) para disputar uma nova eleição.
Pesquisa DataTempo/CP2 indica a liderança do tucano, com 48,6% das intenções de voto, contra 17,4% da atual prefeita, Danuza Bias Fortes (PMDB), representante da família adversária no confronto tradicional do município. A terceira via é Adailton Marques (PSOL), que tem 4,7%. Os indecisos ainda somam 21,3%.
O grupo dos que não sabem em quem votarão é ainda maior (43,9%) na modalidade espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados. Dentre as opções, Toninho também está na frente, com 34,0%. Danuza é citada por 13,8% enquanto Adailton tem 0,8%.
Rejeição. A candidata à reeleição, cuja gestão não é bem-avaliada pelos barbacenenses, é o nome que sofre maior rejeição no páreo. Dos entrevistados, 45,7% declararam que não votariam nela em qualquer hipótese. O representante do PSOL é rejeitado por 20,3%, e outros 13,2% disseram que não escolherão Andrada. Já 8,6% afirmaram que poderiam votar em qualquer um.
O resultado reflete a opinião média do eleitorado sobre o desempenho de Danuza na prefeitura. Na avaliação de 18,9%, a administração é boa ou muito boa. Para outros 35,3%, ela é regular. Mas 43,6% avaliam-na como ruim ou muito ruim.
Das pessoas ouvidas pelo DataTempo/CP2 em Barbacena, 34,8% aprovam a administração da peemedebista, contra 59,0% que desaprovam. As principais reclamações feitas pela população dizem respeito ao atendimento da saúde pública, ao estado das ruas, ao desemprego e à criminalidade.
por João Gualberto Jr. - de O Tempo
Comentários