Pular para o conteúdo principal

DROGAS: "ESPERAMOS QUE LAVRAS TENHA UM PROJETO ARROJADO", DIZ CLOVES BENEVIDES

No programa de número, exibido na quarta-feira, 12, o candidato a prefeito de Lavras, no Sul de Minas, Silas Costa Pereira (PSDB), falou sobre a implantação e fortalecimento de políticas públicas de combate às drogas na cidade. Silas apresentou suas propostas na área, principalmente relacionadas a assistência e inclusão social. O programa citou também, os depoimentos de Dona Glisia do bairro Caminho das Águas, de Cloves Benevides, subsecretário de Estado de Políticas Antidrogas. A emoção ficou por conta do depoimento da esposa do candidato, Euza Maria. 
Em artigo para o jornal O Tempo, o subsecretário de Políticas sobre Drogas do Governo de Minas Gerais e coordenador geral do Fórum Brasileiro de Gestores de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, ressalta a atuação de Minas Gerais no combate às drogas. Benevides cita como ações pioneiras do Governo de Minas a criação do cartão Aliança pela Vida, que dá auxílio financeiro aos usuários de drogas em tratamento, o SOS Drogas e o plano “Crack, é possível vencer“.

Pioneirismo, compromisso e aliança



Por Cloves Benevides
Jornal O Tempo, 10/07/2012
Pioneirismo é uma característica comum aos mineiros. Prova disso é o desempenho das grandes lideranças políticas de nosso Estado em momentos e temas nacionais relevantes para a vida de nosso povo.
Na discussão das políticas sobre drogas não é diferente. Quando governador, Tancredo Neves criou o primeiro Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Brasil e nomeou o professor Elias Murad para coordená-lo. Em 2003, na gestão Aécio Neves, foi criada a primeira secretaria sobre drogas em um governo estadual, e um conjunto de medidas corajosas vem sendo implementado desde então.
Um marco na construção dessas políticas foi a parceria do governo com as comunidades terapêuticas, estratégia que qualificou, normatizou e ampliou o trabalho dessas entidades, possibilitando que, anualmente, cerca de 4.000 pessoas sejam atendidas em ambulatório, permanência -dia e abrigamento temporário.
Cabe ressaltar que, recentemente, com o lançamento do plano Crack, é Possível Vencer, do governo federal, a experiência de Minas no apoio às comunidades terapêuticas foi incorporada às estratégias da política nacional como um dos pontos da rede de cuidados oferecidos ao cidadão.
Em Minas, na gestão do governador Anastasia, as políticas ganharam novas estruturas e dinâmicas com o lançamento do programa Aliança pela Vida, que tem o objetivo de integrar as diversas políticas setoriais de combate às drogas.
Por meio do SOS Drogas, por exemplo, quem disca o número 155 tem informações sobre a localização e o acesso a serviços de assistência ao dependente químico. Para casos de urgência, há suporte de psicólogos e assistentes sociais no atendimento.
Outro projeto do programa Aliança pela Vida é o Território Aliança. Ações de acolhimento, aliadas a atividades culturais, esportivas e de lazer, estão sendo realizadas em locais de consumo e de venda de drogas.
Foi criado, ainda, o cartão Aliança pela Vida para a concessão de auxílio financeiro para o tratamento de usuários de drogas, sobretudo o crack.
Por tudo isso, Minas confirma e amplia seus compromissos com a garantia dos direitos e o respeito à dignidade das pessoas. Acolhe, orienta e encaminha as famílias em momentos de aflição e promove a mobilização da sociedade na construção de novas possibilidades no enfrentamento dos problemas relacionados ao uso, abuso e à dependência de crack e de outras drogas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...