Pular para o conteúdo principal

DROGAS: "ESPERAMOS QUE LAVRAS TENHA UM PROJETO ARROJADO", DIZ CLOVES BENEVIDES

No programa de número, exibido na quarta-feira, 12, o candidato a prefeito de Lavras, no Sul de Minas, Silas Costa Pereira (PSDB), falou sobre a implantação e fortalecimento de políticas públicas de combate às drogas na cidade. Silas apresentou suas propostas na área, principalmente relacionadas a assistência e inclusão social. O programa citou também, os depoimentos de Dona Glisia do bairro Caminho das Águas, de Cloves Benevides, subsecretário de Estado de Políticas Antidrogas. A emoção ficou por conta do depoimento da esposa do candidato, Euza Maria. 
Em artigo para o jornal O Tempo, o subsecretário de Políticas sobre Drogas do Governo de Minas Gerais e coordenador geral do Fórum Brasileiro de Gestores de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, ressalta a atuação de Minas Gerais no combate às drogas. Benevides cita como ações pioneiras do Governo de Minas a criação do cartão Aliança pela Vida, que dá auxílio financeiro aos usuários de drogas em tratamento, o SOS Drogas e o plano “Crack, é possível vencer“.

Pioneirismo, compromisso e aliança



Por Cloves Benevides
Jornal O Tempo, 10/07/2012
Pioneirismo é uma característica comum aos mineiros. Prova disso é o desempenho das grandes lideranças políticas de nosso Estado em momentos e temas nacionais relevantes para a vida de nosso povo.
Na discussão das políticas sobre drogas não é diferente. Quando governador, Tancredo Neves criou o primeiro Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Brasil e nomeou o professor Elias Murad para coordená-lo. Em 2003, na gestão Aécio Neves, foi criada a primeira secretaria sobre drogas em um governo estadual, e um conjunto de medidas corajosas vem sendo implementado desde então.
Um marco na construção dessas políticas foi a parceria do governo com as comunidades terapêuticas, estratégia que qualificou, normatizou e ampliou o trabalho dessas entidades, possibilitando que, anualmente, cerca de 4.000 pessoas sejam atendidas em ambulatório, permanência -dia e abrigamento temporário.
Cabe ressaltar que, recentemente, com o lançamento do plano Crack, é Possível Vencer, do governo federal, a experiência de Minas no apoio às comunidades terapêuticas foi incorporada às estratégias da política nacional como um dos pontos da rede de cuidados oferecidos ao cidadão.
Em Minas, na gestão do governador Anastasia, as políticas ganharam novas estruturas e dinâmicas com o lançamento do programa Aliança pela Vida, que tem o objetivo de integrar as diversas políticas setoriais de combate às drogas.
Por meio do SOS Drogas, por exemplo, quem disca o número 155 tem informações sobre a localização e o acesso a serviços de assistência ao dependente químico. Para casos de urgência, há suporte de psicólogos e assistentes sociais no atendimento.
Outro projeto do programa Aliança pela Vida é o Território Aliança. Ações de acolhimento, aliadas a atividades culturais, esportivas e de lazer, estão sendo realizadas em locais de consumo e de venda de drogas.
Foi criado, ainda, o cartão Aliança pela Vida para a concessão de auxílio financeiro para o tratamento de usuários de drogas, sobretudo o crack.
Por tudo isso, Minas confirma e amplia seus compromissos com a garantia dos direitos e o respeito à dignidade das pessoas. Acolhe, orienta e encaminha as famílias em momentos de aflição e promove a mobilização da sociedade na construção de novas possibilidades no enfrentamento dos problemas relacionados ao uso, abuso e à dependência de crack e de outras drogas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...