Pular para o conteúdo principal

UFJF É A SEGUNDA UNIVERSIDADE FEDERAL COM MAIS FÃS NO FACEBOOK

Durante a última década, o surgimento das mídias sociais alterou a forma com que instituições e empresas se comunicam e se posicionam. Diante desse cenário, a UFJF buscou novos canais de comunicação e atualmente possui diferentes formas de interação com o seu público na web, entre elas, uma página no Facebook, um perfil no Twitter e um canal no Youtube.

A página “Sou UFJF” merece destaque, ocupando o segundo lugar no número de curtidores entre as 59 universidades federais do Brasil, com 10.312 fãs até esta sexta-feira, 14. O primeiro lugar da lista é ocupado pela Universidade Federal do Pará, com 11.576 fãs. O bom posicionamento da UFJF nas mídias sociais pode ser atribuído a algumas razões. Primeiramente, o tempo de permanência na rede, desde 2009, no Twitter, e desde janeiro de 2011 no Facebook. Aliada ao período de presença nas mídias, a atualização constante permitiu fixar os dois perfis.

Algumas ações também auxiliam na conquista de fãs ou seguidores: a entrada de mais brasileiros nas duas redes, tornando o Brasil o segundo país com mais membros no Facebook, a expansão da UFJF, a criação de campus em Governador Valadares, além de promoções, ações exclusivas para mídias sociais, cobertura de eventos, divulgação das redes entre os perfis e no portal da UFJF.

O levantamento que apontou a terceira colocação da página da UFJF entre as universidades federais mais populares do Brasil foi realizado pela Secretaria de Comunicação, nesta sexta, 14, por meio do acesso à página de cada instituição. Das 59 instituições, 20 não possuem página oficial no Facebook. A UFJF ainda possui perfis oficiais de faculdades, grupos de pesquisa e setores nas redes.

TV UFJF e novas redes
Em fase de reestruturação e experimentação desde março, a TV UFJF também é mais uma inovação que promete aproximar a Universidade do seu público. Segundo o responsável pela iniciativa, Fred Belcavello, atualmente, a equipe da TV UFJF, formada por profissionais e bolsistas da área de Comunicação, está sendo capacitada e pesquisas de formato para desenvolver futuros programas para a internet estão sendo feitas.

O canal do Youtube veicula, principalmente, a cobertura de eventos. Em médio prazo, a proposta é desenvolver novos formatos que vão muito além do que é feito atualmente, levando em consideração, o envolvimento da comunidade acadêmica. Além das novidades na TV UFJF, nos próximos meses, a Universidade também deve entrar em outras redes, como Foursquare, Tumblr, Instagram, Flickr e Google +.

Ranking das 10 universidades federais com mais fãs no Facebook


Posição
Universidade
Fãs
Página
1
UFPA – Universidade Federal do Pará
11.582
2
UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
10.312
3
UFS – Universidade Federal de Sergipe
9.563
4
UFBA – Universidade Federal da Bahia
8.310
5
UFPB – Universidade Federal da Paraíba
8.093
6
UFLA – Universidade Federal de Lavras
7.799
7
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
7.611
8
UFPR – Universidade Federal do Paraná
5.811
9
UFSJ – UIniversidade Federal de São João del-Rei
5.318
10
UFPEL – Universidade Federal de Pelotas
4.230

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...