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PRAZERES ABRE MISSÃO COMERCIAL NA TURQUIA

Secretária destaca esforço exportador de empresários em busca de novos mercados

Istambul (30 de outubro) – Empresários brasileiros começaram ontem as rodadas de negócio da missão comercial à Turquia, promovida pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Durante a missão, além de realizar rodadas de negócios com representantes turcos, os empresários brasileiros terão oportunidade de negociar com compradores de Rússia, Ucrânia, Hungria, Cazaquistão e Azerbaijão, entre hoje e amanhã.

Na abertura da missão, a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres, parabenizou os participantes pela disposição em buscar novos mercados para os seus produtos. “As ações de promoção comercial não devem perder o fôlego e são especialmente importantes em momentos de crise e devem ser intensificadas em países em que não há barreiras aos nossos produtos”, disse Tatiana.

“Nesse momento de crise, em que economias mais maduras estão encolhendo ou apresentando baixo crescimento, é importante buscar mercados que crescem acima da taxa mundial, com alto dinamismo, e que apresentam oportunidades concretas para novos entrantes”, acrescentou a secretária, enfatizando que “o esforço exportador deve ser constante para gerar resultados e a interrupção dele pode ser fatal para uma empresa que já tenha conseguido inserção no comércio exterior”, declarou.

O cônsul-geral do Brasil em Istambul, Luiz Henrique Pereira da Fonseca, também destacou as oportunidades comerciais para os brasileiros na Turquia. “A Turquia cresce a taxas pouco menores que as chinesas e há uma consciência crescente sobre o Brasil aqui, o que representa muitas oportunidades para os brasileiros que querem fazer negócios no país”, avaliou.

Participam da missão comercial empresários brasileiros dos setores de alimentos e bebidas; elétrico-eletrônico; máquinas e equipamentos; moda; produtos químicos e farmacêuticos; saúde; e tecnologia. A estimativa é que os negócios imediatos, com a missão à Turquia, alcancem US$ 20 milhões para as empresas participantes nos próximos 12 meses. Cada empresário brasileiro participará de pelo menos oito rodadas de negócios com compradores que, previamente, manifestaram interesse em adquirir os produtos por eles comercializados.

De 2007 a 2011, as exportações brasileiras para Turquia (20,46%), Cazaquistão (28,59%) e Hungria (13,11%) cresceram acima da média das vendas brasileiras para o mundo (12,36%). Para Ucrânia (11,65%), Azerbaijão (6,61%) e Rússia (3,03%) também houve aumento, o que demonstra potencial de crescimento para esses mercados

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