Pular para o conteúdo principal

CÂMERAS DO OLHO VIVO, NOVOS ESCRIVÃES DA PC E VIATURAS DA PM PARA A REGIÃO DA 17ª RISP

A cúpula da segurança pública de Minas Gerais esteve na cidade de Pouso Alegre nesta segunda-feira, 3, para discutir problemas relacionados à criminalidade na região e propor soluções objetivas e de curto prazo para a contenção da violência. No encontro, o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, Coronel Divino Pereira de Brito e a chefe adjunta de Polícia Civil, Maria de Lurdes Camilli, se reuniram com as lideranças policiais da 17ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), além de representantes da Justiça, Ministério Público, e do Poder Executivo local.

Na reunião, ficou acertado que Pouso Alegre ganhará nove câmeras do programa Olho Vivo - videomonitoramento que reduz de 30% a 40% os roubos nas áreas onde é instalado. No município, os equipamentos devem ser instalados no Centro da cidade. “Identificamos que o crime violento contra o patrimônio, que são os furtos e roubos em geral, mereciam nossa atenção especial, porque são ainda uns dos poucos problemas enfrentados pelos municípios da 17ª Região. Em geral, esta área apresenta indicadores superiores a das demais áreas integradas. Nos últimos dois meses, por exemplo, em todas as cidades que compõem a 17ª Região, não tivemos um único homicídio”, destacou o secretário de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz. O investimento do Estado para aquisição das câmeras será de R$ 1,2 milhão.

A chefe adjunta da Polícia Civil, Maria de Lurdes Camilli, destacou que nas próximas semanas novos escrivães chegarão às delegacias de várias cidades que compõem a Risp. “Já em fevereiro ou março, poderemos contar com novos delegados. Um reforço importante para o enfrentamento à criminalidade,” disse.

Já o chefe do Estado Maior, Coronel Brito, trouxe boas notícias para a área de infraestrutura e equipamentos da Polícia Militar. Segundo ele, já a partir dos primeiros meses de 2013, a 17ª Região será equipada com uma nova viatura para o Grupo Tático Móvel, para atuação especificamente na Rodovia Fernão Dias, uma Base Móvel destinada à cidade de Itajubá e oito novas viaturas para a Patrulha Rural, para uso nas cidades de Pouso Alegre, São Lourenço, Extrema, Camanducaia, Itajubá, Pedralva, Ouro Fino e São Gonçalo.

No próximo ano, a cadeia da cidade de Ouro Fino, hoje sob a responsabilidade da Polícia Civil, também será assumida pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Secretaria de Defesa Social (Seds). Com a transferência da responsabilidade dos presos para a Seds, policiais civis e militares que atualmente trabalham na guarda dos presos poderão voltar às suas funções originais de prevenção e investigação de crimes.

Reuniões estratégias no interior
Pouso Alegre é a 14ª Risp do Estado a receber a cúpula da Defesa Social – a penúltima entre as 15 Risps do interior do Estado. Nesta terça-feira, 4, a cidade de Lavras fecha do ciclo de debates entre o secretário, chefia da Polícia Civil e Comando da Polícia Militar com os comandantes das regiões da Polícia Militar e chefes de departamentos regionais. Nas três Risps da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a dinâmica já foi iniciada, houve redução de 25% dos crimes violentos, em média, desde maio.

A nova metodologia das reuniões do Igesp (Integração da Gestão em Segurança Pública) e do Comitê Interinstitucional de Monitoramento dos Crimes Violentos foi anunciada pelo secretário Rômulo Ferraz em maio, no lançamento do Plano Integrado de Enfrentamento à Violência. Além das reuniões regionalizadas nas Risps do interior, o novo formato da metodologia prevê a realização do Igesp Temático de Proteção Pública, voltado para o acompanhamento das metas definidas no ano para o Corpo de Bombeiros As Risps de Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas, Divinópolis, Uberaba, Uberlândia, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Juiz de Fora, Curvelo, Unaí, Patos de Minas e Barbacena já receberam as reuniões da Cúpula da Defesa Social, que contam também com o envolvimento da Justiça e do Ministério Público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...