Pular para o conteúdo principal

MP ASSOMBRA NOVOS PREFEITOS

Espera. Em Barão de Cocais, novo prefeito é acusado de oferecer material de construção a eleitores
Pelo menos quatro prefeitos mineiros que acabaram de assumir os mandatos permanecem na corda bamba e podem ser afastados de seus cargos pela Justiça Eleitoral. Todos eles foram acionados judicialmente por supostas irregularidades cometidas durante o último período eleitoral.

A mais recente ação foi ajuizada em Barão de Cocais, na região Central do Estado. O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou denúncia contra o prefeito eleito, Armando Verdolin  (PSDB). O tucano, que, na gestão anterior, ocupava o cargo de vice-prefeito, teria doado materiais de construção e cestas básicas, o que configuraria compra de votos.

A acusação que culminou na representação feita pelo MPE foi apresentada por um dos candidatos derrotados na disputa, Vinícius Elói (PMDB).

O Ministério Público também ingressou com uma representação na Justiça contra o prefeito vitorioso na disputa em Campo Belo, no Centro-Oeste de Minas. Segundo a ação oferecida pela promotoria, Marco Túlio Lopes Miguel (PSDB) também teria cometido irregularidades ao tentar vencer a eleição comprando votos de eleitores. A ação, proposta ainda em outubro, já está em tramitação, e as partes envolvidas no processo já foram citadas para que apresentem defesa.

Inconformados, candidatos que foram derrotados em outubro também procuraram a Justiça questionando fatos, ocorridos durante o pleito, que consideraram suspeitos.

Em Teixeiras, na Zona da Mata, o eleito, Francisco Márcio da Silva (PSB), também é acusado de oferecer vantagens a eleitores em troca de votos. A ação, movida pela coligação adversária, encabeçada pelo candidato derrotado Teodorico Saraiva (PR), acusa o socialista de ter distribuído bebida alcoólica à população.

Na mesma região, outra representação deve ser analisada nos próximos dias pela Justiça. Em Pedra do Anta, a vencedora Sueli Sampaio (PTB) é suspeita de ter cometido abuso de poder político e econômico. Segundo a denúncia de uma chapa rival, a prefeitura teria utilizado servidores para fazer campanha para a petebista, candidata da situação, durante o expediente.

Resposta. Por meio de sua assessoria de comunicação, o prefeito de Barão de Cocais informou que as denúncias são inverídicas e têm, por objetivo, "desestabilizar o seu governo". Ele prometeu apresentar à Justiça, na segunda-feira, sua defesa.

Já em Teixeiras, um funcionário do gabinete do prefeito informou que ele estava em reunião e não poderia atender à reportagem.
por Isabella Lacerda - de O Tempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...