Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE BARBACENA PASSARÁ POR AUDITORIA

Após um mês de gestão, falta de dados e desorganização deixados não permitem determinar a real situação da Prefeitura

Depois de encontrar a Prefeitura de Barbacena, nas Vertentes, totalmente sucateada, a nova gestão municipal optou por contratar uma empresa de auditoria. A “Libertas Auditores & Consultores” será a responsável pela verificação e formulação de relatório referente ao exercício de 2012. Os setores contábil, financeiro, orçamentário, patrimonial, além dos processos licitatórios, convênios e todos os atos administrativos, que envolvem recursos públicos, serão analisados. O objetivo é conhecer a real situação da Prefeitura Municipal.

Ainda esta semana, a empresa “Libertas Auditores & Consultores”, contratada para realizar a auditoria, dará inicio à análise de todas as transações do ano passado. A finalidade é traçar um perfil independente, atualizado e técnico, da real situação em que se encontra a Prefeitura de Barbacena. Após a análise os auditores irão elaborar um relatório com um viés pedagógico e preventivo.

Segundo o secretário de Planejamento, Samir Moysés, a ideia é mitigar os riscos de controle nas atividades relacionadas ao reconhecimento, mensuração, registro, apuração, avaliação e controle do Patrimônio Público Municipal, conduzindo a Contadoria às melhores práticas de governança pública. Samir justificou a medida afirmando que a transição do governo não aconteceu com a devida transparência.

“Os bancos de dados não estão completos e o volume de despesas não conferem. A despesa com o pessoal, por exemplo, apresenta falhas. Funcionários de alguns setores receberam os proventos, em detrimento de outros. Na última semana de governo da gestão anterior, o Departamento Municipal de Meio Ambiente, Água, Esgoto e Limpeza Urbana (Demae) pagou à empresa KTM, responsável pela limpeza urbana, 1 milhão e 800 mil reais. Os cofres do Demae foram zerados para efetuar o pagamento da empresa, mas os funcionários não receberam a totalidade do décimo terceiro e o pagamento da folha dezembro”, concluiu Samir.

Na Prefeitura, a dívida com impostos, convênios, serviços prestados e funcionários com salários atrasados, chega a quase 70 milhões de reais. Segundo o Prefeito Toninho Andrada, a dívida, apesar de grande e de dificultar a gestão em algumas áreas, não inviabiliza a administração. “Precisamos identificar os problemas e descobrir onde os recursos foram aplicados. Para se ter uma ideia, o orçamento da prefeitura para o ano todo é de 230 milhões, então, praticamente um terço desta receita está comprometida com dívidas que a gestão passada deixou. Precisamos rever tudo isso para fazer uma aplicação correta e justa dos recursos disponíveis ”, afirmou Toninho Andrada.

A “Libertas Auditores & Consultores” atua na prestação de serviços técnicos especializados de auditoria e consultoria, nas áreas de contabilidade e orçamento. E já trabalhou em centenas de municípios brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...