Pular para o conteúdo principal

TONINHO LIBERA R$7 MILHÕES PARA PAGAMENTO DE ATRASADOS DO FUNCIONALISMO EM BARBACENA

Após 22 dias de governo, as engrenagens da máquina municipal de Barbacena, nas Vertentes, começam a entrar no eixo, e a prefeitura dá seus primeiros sinais de atuação. Na segunda-feira, dia 21, o prefeito Toninho Andrada (PSDB), anunciou o pagamento dos aposentados e pensionistas, que estão desde o mês de outubro sem receber, resultado da má administração do governo anterior. Toninho Andrada autorizou à Secretaria da Fazenda o pagamento aos servidores aposentados, inativos e pensionistas, o valor de 1 milhão 860 mil reais, referentes ao mês de outubro. 
 
O prefeito também liberou o pagamento, referente a dezembro, para os servidores conveniados do Demasp, Demae, professores da rede pública de ensino e servidores efetivos da Prefeitura, totalizando cerca de 7 milhões de reais. O objetivo do Prefeito é tirar o governo municipal do caos em que se encontra. 
 
“Liberamos estes recursos para começar a colocar em ordem a vida funcional da Prefeitura, dos seus órgãos, e setores, para que assim, a Prefeitura possa, mesmo que de maneira lenta e gradual, reencontrar o seu ritmo de trabalho. Um ambiente de trabalho saudável é aquele em que os servidores possam ser recompensados pela jornada que dedicam ao município. E é isso o que queremos e vamos fazer. Em apenas três semanas de governo, já conseguimos resgatar um grande compromisso”, possibilitando assim “um trabalho mais arrojado no sentido do progresso e do desenvolvimento da cidade”, afirmou o Prefeito.

Lei Delegada –
Quando questionado sobre a lei delegada, Toninho Andrada foi bastante claro em sua proposta. Na semana passada, a Câmara aprovou a lei por doze votos a três. A concessão fornece ao Poder Executivo ferramentas para agilizar as primeiras medidas de uma nova administração. O Prefeito aproveitou a oportunidade para explicar à população que a lei é um mecanismo constitucional: “a lei delegada é um sistema que está previsto em nossa Lei Orgânica, previsto na Constituição do Estado e na Constituição Federal. 
 
A Câmara Municipal transfere por delegação alguns poderes para o Executivo que passa a editar leis específicas. É um sistema que já foi utilizado em todas as instâncias, – municipal, estadual e federal – inclusive, a ex-prefeita Danuza, utilizou o recurso no início de sua gestão. Na minha administração, vou utilizar esse instrumento com muita seriedade e empenho, no sentido de dotar a nossa Prefeitura de ferramentas poderosas, a favor do desenvolvimento”, concluiu Toninho.

Toninho Andrada também falou dos seus projetos para a saúde em Barbacena. O prefeito vai transformar o Departamento Municipal de Saúde Pública (Demasp) em uma Secretaria. O objetivo é resolver a situação caótica em que se encontra a saúde na cidade. “A população sofre porque falta remédio, os postos de saúde não funcionam e os hospitais não atendem como deveriam. Vamos criar uma Secretaria que vai colocar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pra funcionar. Vamos fazer uma aliança com o Governo do Estado e vamos transformar o Hospital Regional em Hospital Geral da cidade e municipalizar o Hospital do Vilela, para que de fato, a população receba a atenção que merece e a saúde tenha o rendimento que precisa ter.”, disse o Prefeito.

Arrumando a casa –
Quando assumiu, em 1º de janeiro, Toninho Andrada, encontrou a Prefeitura em uma situação difícil. Isso porque a Comissão de Transição não conseguiu concluir os relatórios e o repasse de informações ficou comprometido. “Os primeiros dias de governo foram dias em que nós tivemos que nos debruçar no levantamento de dados, para conhecer a real situação do município. E ainda estamos fazendo isso”, afirmou o prefeito, que completou: “os estudos e levantamentos serão feitos justamente para que nós possamos ter a estratégia de combate dos problemas. Estamos externando para a população as nossas dificuldades, para que todos entendam o trabalho que está sendo feito. Vamos dar a volta por cima e recuperar, com muito trabalho, organização e planejamento, os rumos do progresso”, concluiu Toninho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...