Pular para o conteúdo principal

UAI DE VARGINHA VAI EMITIR PASSAPORTE

Alberto Pinto Coelho destacou o evento como “a celebração da conquista da cidadania"
Moradores de Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Varginha e Uberlândia poderão solicitar a emissão de passaporte e de outros serviços da Polícia Federal nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Os serviços serão ofertados a partir de convênio de cooperação assinado entre o Governo de Minas e a Polícia Federal, nesta quarta-feira, 9, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte. Na ocasião, também foi firmado convênio com a Cemig para a oferta de 98 tipos de atendimentos em todas as 28 UAIs do Estado.

Os convênios foram assinados pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho, pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, pelo diretor-presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, e pelo superintendente Regional da Polícia Federal, Sérgio Barbosa Menezes.

Ao presidir a solenidade de assinatura, o vice-governador Alberto Pinto Coelho destacou o evento como “a celebração da conquista da cidadania”, que tem norteado as ações do Governo de Minas. “Em todos os projetos do Governo do Estado, o que se deseja é a melhoria da qualidade de vida da população e a valorização da cidadania. Este convênio alcança o cidadão e facilita o seu dia a dia”, afirmou.

A secretária Renata Vilhena ressaltou a importância das diversas parcerias entre os órgãos do Estado e com o governo federal para prestação de serviços de qualidade, e o impacto positivo da ampliação do leque de serviços oferecidos pelas UAIs. “A ampliação evita que o cidadão tenha que se deslocar a diferentes órgãos, podendo ser atendido nas UAIs”, destacou.

Operacionalização
Sobre a operacionalização do convênio, Renata Vilhena informou que as ações para implantação dos novos serviços terão início imediato, com contratação de pessoal quando necessário, além de treinamento da equipe, por exemplo. “Os serviços da Cemig já estão funcionando em Betim, onde foi implantado o piloto, e alguns serviços da Polícia Federal já são oferecidos na UAI Praça Sete. Em fevereiro, estarão disponíveis na UAI Juiz de Fora e, em seguida, nas demais”, afirmou a secretária.
Para o diretor-presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, o convênio é importante em função do conforto que a prestação de serviços da empresa nas UAIs trará para o cidadão.

De acordo com o superintendente Regional da Polícia Federal, Sérgio Barbosa Menezes, a parceria com as UAIs para a emissão de passaporte e registro de porte de armas amplia a oportunidade de atendimento à população para além das sete unidades de que o órgão dispõe em Minas.

Polícia Federal
Além da emissão de passaportes, a parceria com a Polícia Federal vai ofertar outros serviços como registro e porte de armas, atendimento a estrangeiros, Delegacia de Químicos e Comissão de Vistorias. O atendimento à emissão de passaporte continuará mantendo a metodologia da PF de agendamento, o que garante mais conforto aos cidadãos.

Após a implantação nas UAIs dos cinco municípios, todas operadas por meio PPP, alguns dos novos serviços previstos no convênio serão estendidos às unidades de Uberaba e Divinópolis.

Cemig
A Cemig manterá nas UAIs uma agência virtual que ofertará 98 serviços aos cidadãos, como prevê o convênio. O atendimento também vai permitir o recebimento de documentos que serão encaminhados para a agência da Cemig mais próxima.

Entre os serviços que podem ser acionados nas UAIs, estão: a alteração do dia de vencimento da conta, atualização de endereço de entrega da fatura, encerramento contratual, falta de energia, informação de conta a pagar e de interrupção de energia, poda de árvore, segunda via de conta, cadastramento de baixa renda, parcelamento de débito, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...