Pular para o conteúdo principal

INCLUSÃO DIGITAL: PAULO ABI-ACKEL DESTINA TELECENTRO PARA ESCOLA DE PERDÕES

Dotar as escolas de Minas Gerais, em 18 municípios, com uma sala para informática, era o desejo do deputado federal Paulo Abi-Ackel que acredita ser através da educação e da tecnologia da informação o caminho do avanço para o conhecimento.

E por acreditar que a educação transforma, o deputado Paulo Abi-Ackel destinou emenda parlamentar ao Orçamento da União, no valor de R$1 milhão, para a implantação de Centros de Inclusão Digital Satélites (CIS), numa parceria entre o Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectes), e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), implantando 22 Centros de Acesso de Inclusão Satélites (CIS) em 18 municípios do estado.

O objetivo do projeto é promover a inclusão digital e a alfabetização tecnológica de alunos da rede pública municipal e das comunidades de baixa renda. Nos CIS serão ofertados cursos de iniciação em informática, com acesso as mais modernas tecnologias da informação e da comunicação.

A previsão é de que os CIS, que serão gerenciados pelas prefeituras (escolas municipais) ou por escolas estaduais, sejam inaugurados, provavelmente, até o dia 18 de abril. A Sectes, com a verba de 1 milhão de reais destinada pelo deputado Paulo Abi-Ackel, fornecerá os equipamentos, além de acompanhar as ações relativas à execução das atividades previstas no convênio.

Os 18 municípios beneficiados são: Aimorés (Escola Estadual Frei Afonso Maria Jordá), Central de Minas (Escola Estadual presidente Tancredo Neves), Governador Valadares (Escola Municipal José Ângelo de Marco), Inhapim (Escola Estadual Querobino Marques de Oliveira), Ipanema (Escola Estadual Nilo Morais Pinheiro), Mutum (Escolas Estaduais Ministro Francisco Campos e Professora Rita Teixeira de Lacerda), Belo Horizonte (Escolas Estaduais Assis Chateaubriand e Paulo das Graças), Cordisburgo(Escola Municipal Otacílio Negrão de Lima), Desterro de Entre Rios (Escola Municipal Eni Augusta Aarão), Mariana (Escolas Municipais Dom Oscar e Dom Luciano Mendes), Buritis (Escola Municipal Philomena Campos), Unaí (Escola Estadual Teófilo Martins Ferreira), Caputira (Escola Estadual Padre Alfredo Kobal), Espera Feliz (Escola Municipal Álvaro de Sá Barbosa), Lajinha(Escola Estadual Arnaldo Leite Ribeiro), Manhuaçu (Escolas Estaduais Salime Nacif e Maria de Lucca Pinto Coelho), Lagoa da Prata (Biblioteca Municipal Ivone Lionel) e Perdões (Escola Estadual Professor Getúlio José Soares).

“Sinto-me feliz de poder proporcionar aos jovens e crianças, através de 20 escolas, estaduais e municipais, e uma biblioteca o acesso a um telecentro de informática. O que nós esperamos é que com a tecnologia disponível fique mais prazeroso aprender e usar a informática para o avanço na educação, inclusive para a cidadania”, espera o deputado Abi-Ackel.

O deputado Paulo Abi-Ackel lembra que a concretização desse sonho foi possível devido à dedicação dos funcionários das escolas municipais e estaduais – suas diretoras, e das prefeituras, que não pouparam esforços para encontrar as melhores soluções para realizar o convênio e a necessária adaptação dos espaços para receberem os equipamentos e seus alunos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...