Pular para o conteúdo principal

NOVA PRESIDENTE




A conselheira Adriene Barbosa de Faria Andrade tomou posse nesta quarta-feira, 20, como presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. A sessão solene, realizada no auditório Vivaldi Moreira, contou com a presença de autoridades de todo o País e do Estado, como o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia. Também tomaram posse como vice-presidente, o conselheiro Sebastião Helvecio Ramos de Castro e, como corregedor, o conselheiro Cláudio Terrão.

Mais de mil pessoas prestigiaram a cerimônia conduzida, de início, pelo então presidente do TCE, conselheiro Wanderley Ávila, que integrou a mesa de honra juntamente com o governador Anastasia; o deputado federal Vitor Penido, representando a Câmara dos Deputados; o vice-governador do Estado de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho; o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt; a defensora pública-Geral do Estado de Minas Gerais, Andréa Abritta Garzon Tonet; o senador Clésio Andrade; o comandante da 4ª Região Militar, general de Divisão Vicente Gonçalves Magalhães; o prefeito municipal de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o procurador geral do Ministério Público junto ao TCEMG, Glaydson Santo Soprani Massaria; e os conselheiros Sebastião Helvecio, Cláudio Terrão, Eduardo Carone Costa, Mauri Torres e José Alves Viana.

Ao saudar a conselheira recém empossada, o governador Antônio Anastasia declarou: “tenho certeza, conselheira Adriene, que com sua formação, seu humanismo e sua dedicação, com sua experiência como prefeita municipal, como presidente da Associação Mineira dos Municípios e, certamente, durante esses anos como Conselheira, terá muito a apresentar nesse labor, porque traz na sua trajetória, aquele valor mais alto das mulheres de grande fibra de nosso Estado e fará, de sua gestão, uma gestão humana, proficiente, carinhosa e, sem dúvida, muito bem sucedida”.

O governador Anastasia também referiu-se ao pronunciamento da conselheira Adriene Andrade, ressaltando que a nova Presidente “foi muito feliz ao descrever a personalidade do seu antecessor na presidência, conselheiro Wanderley Ávila, como típico homem mineiro, dedicado, plenamente voltado às ações do Tribunal, com, mais do que tudo, a sabedoria que vem das barrancas do rio São Francisco e que pode, com muito orgulho, dizer que cumpriu, cumpre e cumprirá o seu dever junto a esta casa”. 
 
Anastasia destacou ainda as qualidades dos novos vice-presidente e corregedor, afirmando que a Presidente Adriene “terá ao seu lado, para o exercício e desafios da nova função, o Conselheiro Sebastião Helvecio que, com sua competência, tirocínio e maturidade, será um grande esteio na administração do Tribunal, junto à juventude e o empreendedorismo do Conselheiro Cláudio Terrão, cuja carreira vitoriosa coroada de tantos concursos, com aplaudidos méritos e dedicação, traz projetos que são inovadores e continuarão a elevar a bandeira desta casa a uma posição especial dentre as entidades congêneres de todo o Brasil”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...