Pular para o conteúdo principal

VEREADORES DO INTERIOR DE MINAS SÃO OBRIGADOS A DEIXAR CARGOS NA ASSEMBLEIA

Tenente Lúcio (PDT): "em momento algum discordei da Mesa Diretora. Mas ele foi a primeira pessoa que contratei quando vim para a Assembleia, e vai ser uma perda muito grande para o gabinete"
Carlos Mendes de Lima (PDT) foi o primeiro vereador mineiro a perder o cargo comissionado na Assembleia Legislativa – e com ele um salário mensal de R$ 7.788,73. A exoneração do chefe de gabinete do deputado Tenente Lúcio (PDT) foi publicada na edição dessa quarta-feira do Diário do Legislativo e atende a deliberação da Mesa Diretora da Casa, que por unanimidade aprovou a proibição de contratação de vereadores para cargos nos gabinetes parlamentares. Foi depois que o Estado de Minas trouxe à tona as nomeações de vereadores no gabinete do deputado Fábio Cherem (PSD) que a Mesa decidiu proibir esse tipo de contratação.

Há quatro anos Carlos Mendes trabalhava como o coordenador de gabinete do colega de partido, com a tarefa de atender prefeitos, vereadores e servidores. Nas eleições do ano passado, candidatou-se a uma das 13 cadeiras da Câmara Municipal de Brumadinho e foi eleito com 418 votos – o quinto mais votado da cidade da região metropolitana. De acordo com o deputado Tenente Lúcio, em janeiro ele comunicou à direção da Assembleia a eleição de seu funcionário e foi informado na ocasião que não havia impedimento legal para que ele fosse mantido no cargo.

“Sou respeitador das leis e em momento algum discordei da Mesa Diretora. Mas ele foi a primeira pessoa que contratei quando vim para a Assembleia, e vai ser uma perda muito grande para o gabinete”, lamentou o parlamentar. Ainda de acordo com o deputado, o ex-funcionário ficava durante o dia na Assembleia e conseguia conciliar a função com o mandato porque as reuniões plenárias em Brumadinho acontecem apenas uma vez por semana, à noite.

A expectativa é de que nos próximos dias novas exonerações sejam publicadas no Diário do Legislativo, já que informações extraoficiais dão conta de que há vereadores empregados em 42 gabinetes de deputados. Um deles é o do deputado Fábio Cherem (PSD), que tem em sua folha de pagamentos dois vereadores de Lavras: Antônio Marcos Possato (PTB), que preside a Câmara, e Anderson Marques (PV), segundo mostrou o Estado de Minas. Até ontem ele ainda não havia exonerado os parlamentares, que trabalham no escritório parlamentar em Lavras com uma jornada de quatro horas diárias.

Em nota enviada à reportagem, Cherem não definiu quando o ato será tomado. “Temos a informar que o gabinete do deputado Fábio Cherem vai atender aos critérios estabelecidos pela Assembleia Legislativa para as nomeações/exonerações, de acordo com as instruções normativas da Mesa, assim como o fez em todo o exercício do mandato”, diz o texto. 
por Isabella Souto - do Estado de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...