Pular para o conteúdo principal

POLÍCIA CIVIL VAI DIVULGAR RETRATO FALADO DE ASSASSINO DE ENGENHEIRO

Parentes e amigos choram e se abraçam durante o velório de João Gabriel Camargos
A Polícia Civil deve divulgar nesta segunda-feira o retrato falado do homem que matou um engenheiro químico em um ônibus que seguia de Paços de Caldas, no Sul de Minas, para Belo Horizonte. João Gabriel Camargos, de 25 anos, teve a vida brutalmente interrompida ao ser baleado no pescoço durante um assalto a um coletivo da Viação Gardênia, na madrugada de sábado. O engenheiro viajava ao lado da namorada, Athena Chaves, de 24 anos, para comemorar o aniversário da jovem com família, em BH.

Segundo testemunhas, o assassino é negro, alto, tem cerca de 1,90m de altura e vestia uma calça jeans azul escuro. O assaltante tem comportamento frio e calculista. As investigações estão sob a responsabilidade da Delegacia Regional de Lavras, no Sul de Minas.

Familiares do engenheiro e centenas de jovens se despediram de João Gabriel na tarde deste domingo, no Parque da Colina, Bairro Nova Gameleira, Região Oeste da capital.

O crime

O casal embarcou às 23h de sexta-feira em Poços de Caldas com chegada prevista para as 6h na capital, mas, por volta das 2h, logo depois de uma parada no posto Graal, às margens da BR-381, na altura de Perdões, a 197 quilômetros de BH, um homem armado com um revólver anunciou um assalto. Segundo testemunhas, ele também havia embarcado em Poços de Caldas.

De acordo com o sargento Paulo Henrique Leite, do 1º Batalhão da Polícia Militar, o bandido gritou para o motorista e passageiros que era de uma facção criminosa de São Paulo e que dois comparsas, que não iriam se identificar, estavam dentro do coletivo armados. E disse que eles iriam vigiar os 40 passageiros enquanto roubava os pertences das vítimas.

O homem recolheu carteiras e celulares e guardou o material em duas mochilas. Ao chegar perto das poltronas onde o casal estava, tropeçou no pé de João Gabriel. Ele gritou com a vítima e pediu seus pertences. Ao puxar a carteira para entregar ao bandido, o jovem foi baleado.

A ação durou pouco menos de 20 minutos e em seguida o bandido desceu na altura da cidade de Oliveira. Antes, fez uma ligação e informou onde estava.

Na saída, ameaçou o motorista dizendo que seus comparsas continuariam no ônibus e desceriam somente em Contagem, na Região Metropolitana de BH. Segundo o sargento, o homem disse ao condutor que ele seria fuzilado caso parasse o ônibus.

Na capital, o motorista percebeu que a presença dos comparsas era um blefe e parou na porta do Hospital Socor, na Avenida Tereza Cristina, no Bairro Barro Preto. Mas para João Gabriel era tarde de mais. Ele agonizou até a morte no colo da namorada.

O rapaz e a namorada se formaram em engenharia química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e trabalhavam numa multinacional em Poços de Caldas, a 460 quilômetros de Belo Horizonte. O casal namorava há cinco anos. 
por Rafael Passos e Alfredo Durães, do Estado de Minas

POLÍCIA ACREDITA QUE ASSASSINO DE ENGENHEIRO ESTÁ ENVOLVIDO EM OUTROS ASSALTOS A ÔNIBUS

 Investigadores levantaram outros crime recentes no Sul de Minas Gerais e descobriram grande semelhança nos assaltos, que podem ter o mesmo autor. O homem ainda não foi identificado e polícia busca imagem do bandido
Casal estava no ônibus da empresa Gardênia que saiu de Poços de Caldas em direção a capital
A Polícia Civil de Lavras, no Sul de Minas Gerais, está seguindo as pistas do bandido que matou o engenheiro químico João Gabriel Camargos, de 25 anos – vítima de um assalto em um ônibus que fazia a linha Poços de Caldas/Belo Horizonte. O delegado Ailton Pereira, que assumiu o caso, acredita que o criminoso esteja envolvido em outros assaltos na região. O assassino ainda não foi identificado porque as vítima não conseguiram traçar o retrato falado dele. A polícia tem apenas informações de que o atirador é negro, alto, com cerca de 1,90 metro, vestia calça jeans escura e tinha sotaque paulista.

Os investigadores compararam a ação criminosa com outras ocorrências registradas no Sul do estado. De acordo com o delegado, as características do crime são idênticas a outras invasões a ônibus que ocorreram recentemente. No dia 8 de março, por exemplo, houve um assalto na altura de São Gonçalo do Sapucaí. Foram levados celulares de vítimas por um homem armado, com a mesma aparência do assaltante que matou João Gabriel. Duas equipes de investigadores estão nas ruas dede sábado coletando informações que possam levar ao assassino. O objetivo é encontrar imagens ou fotos que mostrem o rosto do assaltante, material que a polícia pretende divulgar para ajudar na procura. Policiais de várias delegacias do Sul de Minas estão participando da operação.

O crime
O engenheiro morreu na madrugada desse sábado, em um ônibus da empresa Gardênia, que saiu de Poços de Caldas, Sul de Minas em direção a capital. João Gabriel e a namorada Athena Chaves iam comemorar o aniversário da jovem, com familiares em BH. Por volta de 2h de sábado, pouco depois da parada em um restaurante em Perdões, um dos passageiros anunciou um assalto e começou a recolher os pertences de todos no ônibus.

Ao passar pelo casal de namorados, o suspeito atirou na cabeça do rapaz que, segundo testemunhas, sequer reagiu ao assalto. O engenheiro morreu no colo da namorada e o bandido desceu do ônibus ameaçando o motorista. Ele exigiu que o condutor seguisse viagem até a capital sem acionar a polícia, dizendo que um comparsa estava no ônibus. 
por Luana Cruz, do Estado de Minas 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...