Pular para o conteúdo principal

SIGLAS MUDAM DIREÇÃO PARA 2014

Escolha da nova direção do PT vai decidir candidatura de Pimentel
Os três principais partidos de Minas, PMDB, PT e PSDB, vão alterar seus comandos neste ano já de olho nas eleições de 2014. Até o momento, um dos principais impasses recai no lado tucano. O partido, que elege em abril sua nova executiva estadual, está dividido entre colocar na presidência da legenda o nome favorito para disputar o governo do Estado no ano que vem ou escolher um comando que não tenha seu nome associado à disputa eleitoral.

A escolha de um dos pré-candidatos do PSDB para o cargo seguiria o exemplo da direção nacional do partido que pretende eleger, em maio, o senador mineiro e pré-candidato à Presidência da República, Aécio Neves, presidente nacional da legenda.

"Acredito que o PSDB não pode adiar a disputa interna e, ainda neste ano, deve fechar em torno de um nome para disputar o governo de Minas. A escolha da nova direção estadual vai ser importante para isso", argumentou o deputado federal Domingos Sávio.

Nos bastidores, alguns tucanos acreditam que nomes como os dos secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Nárcio Rodrigues, do presidente da Assembleia de Minas, Dinis Pinheiro, ou o do deputado federal Rodrigo de Castro - que são cogitados para o pleito de 2014 - poderiam assumir o comando da legenda em Minas. O atual presidente, Marcus Pestana, também é cotado para um segundo mandato.

"No dia 1º de março faremos uma reunião da Executiva para discutir a eleição. Queremos uma chapa de consenso", argumenta Pestana.

Adversários. No PT, a direção estadual será eleita em novembro. O nome a ser escolhido é considerado essencial para o pleito do ano que vem, já que o presidente da legenda tem mais poder do que seus correligionários.

De um lado, aparece a secretária de Finanças da legenda em Minas, Gleide Andrade, e também o deputado federal Odair Cunha. Ambos apoiam o nome do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, como candidato ao governo estadual. No campo oposto, o deputado estadual Rogério Correia deseja lançar, caso eleito presidente, o ex-prefeito Chico Simões.

No PMDB, apesar de o processo de escolha da nova executiva ter ocorrido ainda no ano passado, haverá uma troca a partir de segunda-feira. Como o atual presidente Antônio Andrade assumiu o Ministério da
Agricultura, seu vice, o deputado federal Saraiva Felipe, assume o comando da sigla na próxima segunda-feira.

A novidade é que Saraiva integra o grupo que defende a candidatura própria do partido em 2014 e quer que o senador Clésio Andrade seja o novo governador de Minas. 
por Isabella Lacerda - de O Tempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...