Pular para o conteúdo principal

I SIMPÓSIO BRASILEIRO CONTRA IMPUNIDADE




Representantes do Ministério Público de todo o país participaram ontem, 24 de abril, do I Simpósio Brasil Contra a Impunidade realizado no auditório do Ministério do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília. O evento é um ato público para discutir a Proposta de Emenda Constitucional n° 37, conhecida como PEC da Impunidade, que tem como objetivo retirar os poderes de investigação do Ministério Público e de outras instituições, como os Tribunais de Contas, a Receita Federal, o Banco Central e o Ibama. A Proposta já foi aprovada por uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados e agora será submetida ao Plenário da Casa antes de seguir para o Senado.

Participaram do evento, membros do Ministério Público e representantes de outras entidades e instituições. A mobilização nacional é promovida pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), em parceria com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação do Minsitério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e a Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPT).

Participaram do debate, mediado pelo jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo, o ministro Ayres Brito, o professor Lênio Streck, o deputado Alessandro Molon e o senador Randolfe Rodrigues. Todos eles foram taxativos ao definir a PEC 37 como um retrocesso para a democracia brasileira. O presidente do CNPG, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, declarou que o Ministério Público vive um momento histórico com a união de forças contra a PEC 37 e declarou a importância de uma postura propositiva, e não apenas reativa.

Mobilização
O momento mais aguardado da programação foi a mobilização no Congresso Nacional para a entrega, ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, de um abaixo-assinado, da "Carta de Brasília", de um balanço das mobilizações realizadas pelos Ministérios Públicos em todo o país e, ainda, de uma publicação contendo as experiências investigativas exitosas que foram conduzidas pelos promotores de Justiça. Foram entregues mais de 500 mil assinaturas físicas e mais de 200 mil assinaturas virtuais contrárias à aprovação da PEC 37.

Centenas de pessoas subiram a rampa do Congresso entoando o Hino Nacional. Para o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt, já é possível perceber que a mobilização surtiu efeito pois o presidente da Câmara dos Deputados anunciou, ao receber os documentos da campanha, que o mês de maio será dedicado a negociações sobre a PEC 37 e que, em junho, a proposta será votada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...