Pular para o conteúdo principal

I SIMPÓSIO BRASILEIRO CONTRA IMPUNIDADE




Representantes do Ministério Público de todo o país participaram ontem, 24 de abril, do I Simpósio Brasil Contra a Impunidade realizado no auditório do Ministério do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília. O evento é um ato público para discutir a Proposta de Emenda Constitucional n° 37, conhecida como PEC da Impunidade, que tem como objetivo retirar os poderes de investigação do Ministério Público e de outras instituições, como os Tribunais de Contas, a Receita Federal, o Banco Central e o Ibama. A Proposta já foi aprovada por uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados e agora será submetida ao Plenário da Casa antes de seguir para o Senado.

Participaram do evento, membros do Ministério Público e representantes de outras entidades e instituições. A mobilização nacional é promovida pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), em parceria com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação do Minsitério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e a Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPT).

Participaram do debate, mediado pelo jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo, o ministro Ayres Brito, o professor Lênio Streck, o deputado Alessandro Molon e o senador Randolfe Rodrigues. Todos eles foram taxativos ao definir a PEC 37 como um retrocesso para a democracia brasileira. O presidente do CNPG, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, declarou que o Ministério Público vive um momento histórico com a união de forças contra a PEC 37 e declarou a importância de uma postura propositiva, e não apenas reativa.

Mobilização
O momento mais aguardado da programação foi a mobilização no Congresso Nacional para a entrega, ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, de um abaixo-assinado, da "Carta de Brasília", de um balanço das mobilizações realizadas pelos Ministérios Públicos em todo o país e, ainda, de uma publicação contendo as experiências investigativas exitosas que foram conduzidas pelos promotores de Justiça. Foram entregues mais de 500 mil assinaturas físicas e mais de 200 mil assinaturas virtuais contrárias à aprovação da PEC 37.

Centenas de pessoas subiram a rampa do Congresso entoando o Hino Nacional. Para o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt, já é possível perceber que a mobilização surtiu efeito pois o presidente da Câmara dos Deputados anunciou, ao receber os documentos da campanha, que o mês de maio será dedicado a negociações sobre a PEC 37 e que, em junho, a proposta será votada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...