Pular para o conteúdo principal

PRESÍDIO DE ITAJUBÁ INAUGURA ESPAÇO PARA FAMILIARES E DORMITÓRIO

O Presídio de Itajubá, no Sul de Minas, inaugurou na sexta-feira, 19, um anexo com espaço voltado para familiares visitantes de detentos, chamado de Salão Família, e dormitório para os presos do regime semiaberto. A obra foi realizada com recursos do Estado, no valor de R$ 90 mil, e apoio de oito empresas parceiras que cederam materiais para a construção do espaço. Os próprios internos trabalharam como mão de obra. Além de construírem o prédio, eles produziram os blocos e as armações metálicas utilizados na construção. 

O dormitório tem espaço para até 40 presos, aumentando o número de vagas na unidade prisional. O diretor de ressocialização do presídio, Leandro Rodrigues Palma, afirma que “com o dormitório, os presos que cumprem pena em regime semiaberto terão melhores condições para sua reintegração à sociedade”. 

Já o Salão Família será um ambiente destinado para os parentes dos detentos que poderão esperar, de forma confortável, o horário das visitas. “O local possui banheiros, fraldário e bebedouro”, conta o diretor geral do presídio, Rodney Dantas Pinto. Para ele, o espaço beneficiará, principalmente, os familiares que moram em outros municípios, já que eles poderão descansar da viagem.
O evento de inauguração do anexo contou com a presença de diversas autoridades locais, como o deputado estadual Ulysses Gomes, o comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Alexandre Nocelli, o delegado regional Pedro Henrique Rabelo, o secretário do município de Defesa Social, Nilton Gonçalves e o prefeito de Piranguinho, Antônio Carlos Silva. Membros da Defensoria Pública, da Câmara Municipal de Itajubá e do Rotary Clube também participaram da cerimônia. 

Ações de ressocialização
O Presídio de Itajubá promove diversas ações de ressocialização. A unidade possui, atualmente, 80 presos estudando e cerca de cem trabalhando, além de realizar um trabalho social no município, disponibilizando a mão de obra de dois detentos para o asilo Lar da Providência e auxiliando em reformas e construções de casas para famílias carentes. O estabelecimento prisional também possui parceria com as prefeituras de Itajubá e de Piranguinho, com trabalho em obras públicas e fabricação de artefatos de cimento. 

Outra obra já foi iniciada na unidade neste mês. Quinze presos estão trabalhando na construção de um galpão de 600 metros quadrados. A obra tem previsão de término em junho deste ano, e, quando pronta, funcionará para a construção de estruturas metálicas da empresa Truss Armações. A expectativa é empregar mais de cem detentos do presídio, elevando em até 70% o número de internos trabalhando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...