Pular para o conteúdo principal

SÃO JOÃO TEM 49 CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS

Agentes da Dengue fizeram, na última semana, uma força tarefa nos bairros com maior índice de infestação da doença
Ainda não se trata de uma epidemia, mas São João del-Rei está em estado de alerta em relação à Dengue. Até a tarde da última segunda-feira, 22, 49 casos da doença já haviam sido confirmados no município e 191 pessoas estavam sob suspeita de contaminação pelo Aedes aegypti. Sete dias antes, a cidade contava com 35 diagnósticos oficiais. Isso quer dizer que pelo menos 240 pessoas procuraram postos de atendimento e núcleos de emergência na cidade apresentando sintomas da doença desde o início do mês.

As pesquisas da Secretaria Municipal de Saúde também apontam que Alto das Mercês, Senhor dos Montes e Tijuco são as localidades com maior incidência, somando 20 pessoas acometidas pela Dengue. Os bairros foram os primeiros a receberem a ajuda da força tarefa municipal em ações especiais realizadas no último final de semana.

O quadro atual não chega a ser novidade e já dava sinais de que se consolidaria desde o início do ano. Em janeiro, depois de ter sido realizado o primeiro Levantamentos de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) em São João, o município foi classificado, de acordo com as normas do Ministério da Saúde, como em “alto risco de transmissão”. Na época, a porcentagem de infestação pelo mosquito na cidade alcançava 4%, quatro vezes mais do que o considerado ideal (0,9%). Na segunda quinzena de março, novo mapeamento reafirmou os primeiros dados.

Estatísticas
Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Jean Vilela, foram encontrados 113 focos do mosquito transmissor da Dengue em território urbano. E um ponto chamou a atenção: desse número, 99% das incidências foram registradas em imóveis habitados. Isto é, residências e estabelecimentos comerciais com presença constante de pessoas. “Encontramos focos inclusive em embalagens de salgadinhos jogados no quintal. Com as chuvas de Verão, qualquer espaço, por menor que seja, é capaz de acumular água e se transformar em criadouro. Um deslize com o lixo domiciliar e mosquitos podem sair voando dali”, alertou.

Ainda de acordo com ele,  agora não há motivos para pânico. Mas toda atenção é pouca na cidade não só pelos números levantados no início desta semana, mas pelo fato de que o alerta quanto à doença já foi dado em todo o território mineiro. No último balanço da Secretaria de Estado de Saúde, o número de mortos pela doença em MG chegava a 41 em 12 de abril. Realidade que ainda não se aproxima de São João del-Rei. Por enquanto. “A última epidemia na cidade aconteceu em 2002, quando foram registrados 500 casos de Dengue na cidade. De lá para cá já chegamos ao ponto de atenção, mas nunca ultrapassamos esse limite. Também não aconteceram mortes e vamos trabalhar para que as vidas continuem sendo preservadas”, garantiu Vilela.

Combate
Para evitar novos casos e atender pacientes comprovados ou com sintomas, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma frente de combate que inclui, além das ações em campo, campanhas de conscientização. O mutirão já passou por Alto das Mercês, Tijuco, Senhor do Montes e Bela Vista. Nesta segunda-feira, 29, o grupo seguirá para Barro Preto com agentes de endemias visitando residências, funcionários da Secretaria de Saúde ministrando palestras em uma tenda e caminhão de lixo circulando para coleta de detritos.

Quanto às atividades de rotina, 74 homens do setor de Endemias foram escalados para percorrer residências de todo o município alertando sobre cenários de risco, auxiliando na colocação de tampas nas caixas d’água e indicando procedimentos de limpeza. São eles, também, quem administram a utilização do fumacê portátil adotado pela secretaria. “Por ser menor, ele permite que os agentes entrem em espaços pequenos e apertados para aplicarem a substância. Além disso, o fumacê mata inclusive os mosquitos adultos, já voando. São eles os reais transmissores da doença”, explicou o responsável pelas estratégias de controle. Outras informações podem ser obtidas no telefone (0**32) 3379-1565.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...