Pular para o conteúdo principal

NOVO SISTEMA DESENVOLVIDO PELA HELIBRÁS RECEBE CERTIFICAÇÃO DA ANAC

Equipamento Garmin G500H integra funções nos painéis dos helicópteros Esquilo produzidos no Brasil
O novo Sistema de aviônicos Glass Cockpit Garmin G500H recebeu a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para ser utilizado nos helicópteros Esquilo produzidos em Itajubá, no Sul de Minas. O sistema, composto de equipamentos e um conjunto digital de módulos eletrônicos, teve todo o seu projeto elétrico e de instalação desenvolvido pelos engenheiros e equipe técnica da Helibras.

O dispositivo é responsável por integrar funções e mostrar, em suas duas telas de 6,5 polegadas, informações antes distribuídas em seis indicadores analógicos no painel de instrumentos e oferecer recursos modernos de posição geográfica, atitude de voo e curso da aeronave, além de informações em um mapa digital da área sobrevoada, com base em dados de navegação padrão e GPS apresentando a posição do helicóptero e suas coordenadas geográficas, além das referências no solo.

Já estão em produção quatro helicópteros com esse novo sistema e o primeiro a ser entregue com a tecnologia será um AS 350B3e executivo, além de um AS350 B3e da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o primeiro do segmento governamental a utilizar o equipamento em missões policiais. A possibilidade de utilizar o novo Garmin, a partir do projeto elétrico e de instalação desenvolvido na Helibras, é mais uma evolução da engenharia brasileira que passa a oferecer um diferencial aos clientes locais. “A Helibras é a primeira filial do grupo a ter o Certificado Suplementar de Tipo (CST) deste equipamento que, sem dúvida, permite maior exposição mundial de nossos produtos e conhecimentos”, diz Walter Filho, diretor do Centro de Engenharia da empresa.

“O desenvolvimento de um novo painel digital que substituísse a configuração tradicional do painel analógico do Esquilo foi uma demanda identificada no mercado executivo, uma vez que os helicópteros de grande porte e modelos mais recentes já eram configurados com modernas inovações tecnológicas, em especial para o mercado militar, mas sem grandes implantações no segmento executivo” afirma François Arnaud, vice-presidente comercial e marketing da Helibras.

O equipamento conta também com a Tecnologia de Visão Sintética (Garmin SVT™), que permite a visualização tridimensional e colorida do terreno ao redor da aeronave com suas elevações e depressões, além dos obstáculos e as referências naturais e artificiais. Recursos extras podem ser configurados para cada aeronave, como o sensor de Traffic Advisory System – TAS, que mostra na tela a situação em tempo real do tráfego aéreo local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...