Pular para o conteúdo principal

TRADIÇÕES DO CARNAVAL DE PRADOS É DESTAQUE EM DOCUMENTÁRIO PRODUZIDO


Será exibido no próximo dia 25, no Cine Usiminas Belas-Artes, em Belo Horizonte, o documentário Para fazer carnaval mais uma vez, produzido pelo jornalista Léo Rodrigues como parte do seu trabalho de conclusão do curso de comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com entrada franca, a sessão, marcada para 11h, é promovida em parceria com o Diretório Central Estudantil (DCE).

Com o discurso construído a partir da voz dos entrevistados, o diretor conta a história do Bloco da UCA, de Prados, município mineiro da região do Campo das Vertentes. O documentário analisa diversos acontecimentos que têm impacto decisivo na trajetória do bloco. Entre eles, a criação dos blocos infantis.

As repercussões da criação do bloco, que se chocou com os valores e comportamentos padronizados da época e com o conservadorismo da Igreja Católica, também são abordadas. 

Em um cenário em que diversas cidades do interior mineiro se deixaram levar pelas tendências comerciais, Prados ainda aposta na tradição. “Podemos observar hoje que, em diversos lugares, os sons tradicionais do carnaval foram substituídos pelos novos ritmos do axé e funk, que passam a dominar toda a cena. Prados não abre mão do samba, das bandinhas que tocam marchinhas e de outros elementos que dão um sentido próprio à noção de modernização dessa festa”, analisa o diretor.

Abertura do documentário "Pra fazer carnaval mais uma vez"

Sinopse: Nos anos 60, jovens da pequena Prados-MG se mudaram para estudar nas cidades maiores do estado, onde tiveram contato com ideais que pautavam as transformações políticas e sociais da época. Encontrando-se nas férias, eles resolveram fundar a UCA, União Consumidora de Álcool, que logo se converteria num bloco carnavalesco e transformaria as práticas comportamentais de uma cidade até então conservadora e moralista. A iniciativa se consolidou e foi o embrião de um Carnaval popular que já dura ininterruptamente 50 anos.

Desenvolvido como projeto de conclusão do curso de Comunicação Social (Habilitação Rádio e TV) na UFMG.

Direção: Léo Rodrigues
Colorido, 2013. 77 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...