Pular para o conteúdo principal

TRADIÇÕES DO CARNAVAL DE PRADOS É DESTAQUE EM DOCUMENTÁRIO PRODUZIDO


Será exibido no próximo dia 25, no Cine Usiminas Belas-Artes, em Belo Horizonte, o documentário Para fazer carnaval mais uma vez, produzido pelo jornalista Léo Rodrigues como parte do seu trabalho de conclusão do curso de comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com entrada franca, a sessão, marcada para 11h, é promovida em parceria com o Diretório Central Estudantil (DCE).

Com o discurso construído a partir da voz dos entrevistados, o diretor conta a história do Bloco da UCA, de Prados, município mineiro da região do Campo das Vertentes. O documentário analisa diversos acontecimentos que têm impacto decisivo na trajetória do bloco. Entre eles, a criação dos blocos infantis.

As repercussões da criação do bloco, que se chocou com os valores e comportamentos padronizados da época e com o conservadorismo da Igreja Católica, também são abordadas. 

Em um cenário em que diversas cidades do interior mineiro se deixaram levar pelas tendências comerciais, Prados ainda aposta na tradição. “Podemos observar hoje que, em diversos lugares, os sons tradicionais do carnaval foram substituídos pelos novos ritmos do axé e funk, que passam a dominar toda a cena. Prados não abre mão do samba, das bandinhas que tocam marchinhas e de outros elementos que dão um sentido próprio à noção de modernização dessa festa”, analisa o diretor.

Abertura do documentário "Pra fazer carnaval mais uma vez"

Sinopse: Nos anos 60, jovens da pequena Prados-MG se mudaram para estudar nas cidades maiores do estado, onde tiveram contato com ideais que pautavam as transformações políticas e sociais da época. Encontrando-se nas férias, eles resolveram fundar a UCA, União Consumidora de Álcool, que logo se converteria num bloco carnavalesco e transformaria as práticas comportamentais de uma cidade até então conservadora e moralista. A iniciativa se consolidou e foi o embrião de um Carnaval popular que já dura ininterruptamente 50 anos.

Desenvolvido como projeto de conclusão do curso de Comunicação Social (Habilitação Rádio e TV) na UFMG.

Direção: Léo Rodrigues
Colorido, 2013. 77 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...