Pular para o conteúdo principal

UFJF LANÇA NOVA EDIÇÃO DA REVISTA A3

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lança, nesta segunda-feira, 27, a quarta edição da revista de jornalismo científico e cultural “A3”, que integra o projeto de divulgação científica da instituição. O evento, aberto ao público, acontecerá às 14h no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

Para a secretária de Comunicação da UFJF e editora-chefe da revista, Christina Musse, a revista chega ao seu quarto número com diversos artigos que demonstram a sua maturidade e qualidade editorial. “Este é o grande compromisso de um instrumento de jornalismo científico e cultural. Fazer a diferença no conteúdo e formato e formar leitores com mais possibilidades de interpretar o mundo que pode estar contido na sua aldeia” ressalta. 
 
“A Universidade é fonte para boas matérias, mas você conseguir transformar a boa ideia em um produto concreto é muito difícil e, ao mesmo tempo, muito gratificante”, avalia Christina
“Imaginar as coisas é fácil, mas viabilizar a revista transformando em algo que seja sedutor, interessante, informativo é o que eu acho mais difícil. A Universidade é fonte para boas matérias, mas você conseguir transformar a boa ideia em um produto concreto é muito difícil e, ao mesmo tempo, muito gratificante”, completa.

O reitor Henrique Duque também acredita que o projeto vem fortalecendo a produção científica e cultural da Universidade. “Com a Revista A3, que se aperfeiçoa e se consolida a cada edição, a UFJF cumpre dois importantes objetivos: primeiro, constitui um espaço editorial de qualidade para refletir a produção científica e cultural da Universidade, cada vez mais intensa, inovadora e de excelência. E, ao mesmo tempo, compartilha com a comunidade o que está sendo pesquisado, desenvolvido e refletido no interior dos nossos programas de pesquisa e pós-graduação e na vida rica e dinâmica das nossas unidades acadêmicas. Nossa instituição somente se valoriza, interna e externamente, nas páginas da A3”.

Os dez mil exemplares serão distribuídos em universidades, empresas parceiras da instituição, locais de convivência da UFJF, centros de pesquisa, bibliotecas e até mesmo instituições estrangeiras. A “A3” também poderá ser acessada na íntegra em sua versão online, na página da UFJF.

Ao falar sobre o conteúdo da revista, Christina explica que as matérias da A3 são de diversas áreas do conhecimento. “Eu costumo brincar que a A3 tem um cardápio muito rico, porque a gente procura não privilegiar apenas uma área do conhecimento e nesse número a gente tem algumas matérias de destaque. A matéria de capa, por exemplo, aborda a questão da mobilidade nas grandes cidades e também nas de porte médio. A gente também tem várias outras matérias interessantes que revelam pesquisas desenvolvidas na Universidade, como a do quadricóptero, que é um pequeno equipamento para facilitar o acesso à uma torre de distribuição de energia elétrica”, explica. 
 
Christina também elogia o retorno positivo que a revista tem recebido.“Muita gente não sabe o que a Universidade produz e se encanta ao ver o conteúdo da nossa revista. É muito bom quando isso acontece, é um reconhecimento muito positivo”.

Para o lançamento foi organizado um encontro sobre divulgação científica com a presença do editor da Revista Diversa, da UFMG, Flávio de Almeida, e a coordenadora do Programa de Comunicação Científica da Fapemig e diretora de Redação da Revista Minas Faz Ciência, Vanessa Fagundes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...